top of page

Será que o uso de inteligência artificial substituirá os profissionais de marketing?


Hoje em dia já há sistemas para a produção de vídeos, de produção de conteúdo, de formatação de sites, com fácil utilização. Será que toda essa automação estaria colocando em risco os empregos da área?


Eu estudo constantemente a evolução da área aliada a tecnologia e já fazem três anos que o marketing tem se automatizado muito com automações de inbound marketing, integrações de comunicação para unificar a visão e experiência do cliente e tornar os resultados da área mais palpáveis em números. Porém, no último ano, tenho visto automações voltadas as funções exercidas pelos profissionais da área.


Mas, você que não é da área pode me dizer, mas o Canva já faz muita coisa. Eu concordo, mas não eram tão precisas suas automações, sendo possível diferenciar um trabalho feito por um profissional da área em uma ferramenta Adobe e o trabalho feito por um iniciante no Canva.


Concordo que esta ferramenta para uma pequena empresa que precisa se posicionar digitalmente e não tem recursos é incrível. Mas, essas automações que substituem as funções de alguns profissionais ainda não haviam chegado a um nível mais profissional.


Agora, com ferramentas como o Figma, na qual é possível fazer apresentações e folders com uma entrega profissional e de maneira mais fácil e Clipchamp que auxilia demais a produção de vídeos profissionais, com transições e locução prontas. Comecei a me questionar se é o fim das grandes equipes de marketing.


Hoje quem quiser pode ainda copiar um texto da internet, colocar essas ideias em uma ferramenta e ter até um texto inédito produzido pela plataforma. E, tudo isso me inquietou para entender mais e refletir sobre o tema. Se você quer saber a minha resposta sobre esse tema é sim. As equipes de marketing com tantas automações tendem a ficar menores, sendo mais otimizadas. Porém, a área não vai morrer e quem entender sobre estrutura, estratégia, comportamento do consumidor e programação terá seu lugar ao sol.


Já faz anos que falo que ser o profissional do antigo marketing nesse novo mercado com constantes evoluções é a sentença de morte. O negócio é estudar para aproveitar tudo o que a Inteligência Artificial tem a oferecer para a nossa área.

Commenti


bottom of page