Será o fim da hegemonia do Google?
Recentemente a controladora do Google apresentou o menor crescimento de receitas desde 2013 com queda de 7% nas ações e, associado a isso, vemos um perfil da geração Z buscando muito mais informação no Tiktok do que no principal buscador da internet. Seria essa a era do fim da hegemonia do Google?
Este resultado dia 25 pelo Google apesar de sinalizar um crescimento no último trimestre ele é o menor já registrado em muitos anos e segundo a companhia o principal motivo da queda no crescimento se deve as receitas do YouTube com publicidade que caíram 2%, apesar de os especialistas de mercado esperarem uma leve alta.
As justificativas são diversas. Porém, apesar de diretamente esse resultado estar ligado a uma real diminuição da publicidade digital (decorrente das expectativas de uma crise econômica global, que faz com que as empresas segurem mais seus investimentos), há de se prestar atenção no comportamento do consumidor para avaliar se esta queda na lucratividade pode representar uma tendência de que há uma preferência do público em consumir vídeos curtos e não tanto o Youtube como antes (por isso, talvez, os investimentos em publicidade de vídeos estariam migrando para outras redes).
O próprio Google já admitiu em julho deste ano que a rede de vídeos curtos já impactou o uso de ferramentas como o buscador e o Maps. O que nos diz que os vídeos curtos são um perigo não somente para o Youtube como para outras ferramentas das gigante de buscas.
Estudos mostram que a geração Z já recorre mais a rede de vídeos curtos para fazer buscas de restaurantes e dicas de moda, por exemplo, e o Google até percebeu este potencial e tem tentado investir nessa iniciativa por meio dos Shorts do Youtube.
Resta saber se o Google terá estratégias para atrair a geração Z e continuar com o seu império ou o domínio da rede chinesa que já está investindo em novas soluções vai alcançar outros patamares nesse mercado.
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