top of page

Por que profissionais de marketing precisam ter cada vez mais conhecimentos em TI?


Os desafios do marketing digital têm exigido cada vez mais conhecimentos em habilidades de programação e UX por parte dos especialistas da área. Por isso, se engana que acha que somente a criatividade faz um bom profissional da área, habilidades de TI têm feito a diferença para quem quer se destacar nesse meio.


Ao avaliarem um profissional da área seja para atuar com conteúdo, design ou gestão administrativa, tem algumas funções de tecnologia que não podem ser ignoradas, dentre elas:


Noções de programação e linguagem de desenvolvimento web


Com a necessidade de criações de landing pages, hotsites para estimular a conversão é importante que os profissionais da área entendam sobre linguagens de programação e até de desenvolvimento web, para que possam desenvolver peças que trabalhem a experiência do usuário de uma maneira que o faça ficar em sua página. Mesmo porque, com as equipes de marketing cada vez menores, um redator ou gestor de redes sociais terá de em determinados momentos que ter esta função.


Conhecimentos em segurança da informação


Com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, os departamentos de marketing estão tendo que revisitar seus processos para garantir a segurança da informação de seus leads, priospects e clientes. Por isso, é fundamental entender conceitos de segurança da informação para evitar possíveis ataques aos dados da empresa e exigir das plataformas com as quais a equipe trabalha os preceitos da Lei.


Conhecimentos em design


Assim como na parte de programação, são as noções de design que vão garantir uma melhor experiência do usuário diante de seus canais de comunicação. Este é o motivo de não ser somente uma tarefa do designer da organização, é necessário que todos da área tenham noções claras sobre o uso de cores, disposição de temas, tipografia e saber, porque não, como ajustar uma peça caso necessário.


Habilidades para edição de vídeos e imagens


Com o mercado cada vez mais voltado para a produção de vídeos curtos, entender e saber produzir alguns materiais farão você se destacar e ser mais ágil neste momento em que é preciso aproveitar a onda de alguns “memes” para promover de maneira divertida e dinâmica sua marca.


Conhecimentos em análise de dados e big data


O princípio do marketing digital é seu direcionamento por meio de dados e, com o volume de informações disponíveis para captação, entender a real necessidade dos dados e fazer o cruzamento deles para a tomada de decisão estratégica. Para tanto, são fundamentais conhecimentos em big data e conhecimentos em ferramentas de análise de dados, como o Power BI.


Estes são alguns dos aspectos que farão a diferença na contratação dos profissionais. Afinal, com o mundo atuando de forma cada vez mais híbrida é a tecnologia que fará as empresas se destacarem e profissionais multidisciplinares é o que elas precisarão para crescer.

Comments


bottom of page