Por que é bom para a sua marca se engajar em grandes causas?
Anteriormente a única prioridade dos consumidores ao consumirem era verificar se o produto ou o serviço era de qualidade. Agora, eles estão preocupados em saber como essa empresa contribui para a sociedade. E, neste sentido, o chamado MRC - Marketing Relacionado a Causas tem sido uma ótima estratégia para as empresas se conectarem com os seus clientes e isso se refletir em ganho de lucratividade.
Mas, atenção, não basta somente dizer que sua empresa apoia uma grande causa da sociedade, a marca tem de mostrar como se relaciona diretamente com esta questão. Por exemplo, não adianta uma marca defender que é humana a luta para a melhoria da sociedade ou ser consolidada por seus produtos, se ela compra matéria-prima de empresas que negligenciam condições satisfatórias de trabalho aos seus colaboradores.
Foi o que aconteceu com a Zara Brasil em 2017, quando foi responsabilizada por trabalho análogo ao escravo pela 4ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo. Isto porque, não se preocupou com as oficinas contratadas por suas terceirizadas para a confecção de suas roupas e, estas por sua vez, mantinham condições sub-humanas de trabalho para os costureiros.
Para um dos pais do marketing, Kotler, marketing de causa tem sido importante para agregar valor às marcas ao longo dos últimos anos, porque relaciona as contribuições da empresa em prol de determinada causa com a disposição dos clientes para manter transações com essa empresa e, assim, gerar receita para ela.
Vemos ótimos exemplos de marcas que realmente incorporam sua identidade com uma causa social, como é o caso da Natura e sua identidade socioambiental e, existem ainda marcas que nascem de um propósito social, como a Sintese.eco que é uma marca de roupas feitas de garrafas pet e faz parte da chamada moda sustentável.
O importante de todo modo é que ao se alinhar a uma causa, esteja ciente de que seus consumidores irão lhe cobrar por isso. Não dá mais para uma empresa ser alheia aos desafios do mundo em que ela está inserida e, ao defender uma sociedade melhor, todos saem ganhando!
Commentaires