Os ensinamentos de marketing que o sucesso de vendas do Playstation 5 nos traz
Como um videogame recém-lançado, que ainda apresenta algumas falhas de conexões, custa o valor de uma moto pode ser responsável por vender em 12 horas a quantidade de unidades que o que seu antecessor (Playstation 4) demorou 12 semanas para conquistar?
Eu me faço essa pergunta porque este é um momento de grave crise financeira no Brasil em que muito se fala sobre combate à fome, volta do auxílio emergencial, expectativa de desemprego e redução no consumo das famílias, então como é possível que as vendas do Playstation 5 esgotaram os estoques das lojas tão rapidamente no Brasil na última semana? Afinal o custo do videogame está próximo a R$ 5 mil reais.
Os principais varejistas do mercado (Americanas.com, Magazine Luiza e Amazon) estão sem estoque para vendas do último lote do videogame que chegou no país recentemente, mesmo com 40 dias de previsão de entrega. O que causou toda essa expectativa em cima deste produto?
Óbvio que o isolamento social potencializa essa demanda. Segundo a Pesquisa Game Brasil, 75,8% dos gamers brasileiros afirmam jogar mais durante o período de pandemia. Mas, a ação de marketing em torno da divulgação do videogame acredito que tenha sido o fator mais determinante para alavancar as vendas.
A Sony que lançou o console em duas edições diferentes: uma com leitor de Blu-ray e outra um pouco mais acessível focada apenas em mídias digitais. E, o que chamou a atenção dos jogadores é que já em seu lançamento, a Sony reuniu uma boa seleção de games exclusivos e third-party à disposição dos gamers, isso foi uma excelente estratégia de marketing para vendas.
Os jogos do Playstation têm um custo geralmente elevado e ter uma seleção de bons jogos disponibilizados gratuitamente fez com que o interesse dos compradores aumentasse muito, mesmo diante de algumas pequenas falhas que ele pode apresentar, superando seu empecilho de custo do produto. É realmente uma ideia incrível abrir mão de algumas receitas decorrentes da venda de jogos para estimular a venda do novo console e no futuro também estimular a venda de novos jogos. É teoricamente “perder um pouco agora” para ganhar muito mais depois.
Realmente incrível a estratégia da Sony.
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