top of page

Os destaques dos bancos no ranking de Brand finance


Os bancos apresentaram crescimento no valor de suas marcas no último ano mesmo com a pandemia de COVID-19, é o que diz o relatório Brand Finance Brasil, divulgado na última semana. Outro fator interessante é que das 10 marcas mais valiosas do país, 4 delas são bancos.


O título de marca mais valiosa do país foi do Itaú, que se firmou nessa posição e cresceu 4% no valor da marca no último ano, passando para o montante de R$ 28,3 bilhões; seguido do Banco do Brasil, que teve uma alta de 24% no valor de marca (ficando em R$ 22,6 bilhões); a Caixa, que somou 15% de alta (ficando em R$ 22,1 bilhões) e o Bradesco que fecha esse ranking dos primeiros lugares apresentando queda de 18% (registrando um valor de marca de R$ 21,9 bilhões).

As outras marcas que figuram o top 10 dessa lista foram: Petrobras, Skol, Vale, Natura, Vivo e Brahma.


Mesmo em um ano com desafios decorrentes da crise de COVID-19 é interessante ver o posicionamento dos bancos de crescimento em seus valores de marca. Os estatais como Banco do Brasil e Caixa Econômica podemos atribuir o crescimento aos incentivos governamentais que deixaram esses bancos em evidência no cenário nacional, sobretudo a Caixa que apresentou 24% de crescimento. Porém, o Itaú vai além e muito disso é pelo posicionamento do banco no mercado.


Durante a pandemia, o Itaú fez campanhas de incentivo a crédito, anunciou apoio a ações sociais, incentivou o consumo de outros produtos como consórcio e financiamentos, além de expor o fator humanitário do banco em todas as suas divulgações, como é o caso da recente campanha “Isso é muito Itaú”, na qual fala sobre seu apoio ao setor de games e tecnologia no geral ou ainda a campanha que usou a famosa “Bebê Alice” para falar os valores indispensáveis ao banco.


Em diversos artigos eu exploro que a essência de uma organização deve figurar de maneira interna, externa e em absolutamente tudo que ela faz para que os clientes engajem com a marca. Por isso, vemos que o Itaú sempre fez muito bem essa lição de casa e isso se reflete em resultados financeiros.

Comments


bottom of page