Os desafios do mercado de design em 2021
O ano de 2020 exigiu muito dos designers para se reinventarem e produzirem campanhas que gerem impacto e se destaquem no mercado.
Ao pesquisar em diversos fóruns sobre as tendências do mercado para este novo ano, pude perceber o quão o design está alinhado ao pensamento humano nesse “novo normal”, priorizando o menos é mais, a leveza na comunicação e a simplicidade, valores que estão sendo incorporado pelas empresas e para sociedade em geral. Por isso, como principais tópicos que encontrei em comum, nos mais variados canais de comunicação estão:
Paletas de cores suaves
Cores suaves transmitem segurança e proteção, tudo que as pessoas estão precisando neste momento de impacto ocasionado pela pandemia. Por esse motivo, estas cores que transmitem um certo tom mais natural nas comunicações têm sido usadas no último ano e deve permanecer como tendência também neste.
Formas geométricas
Para que a comunicação seja simples, mas também impactante, formas geométricas com padrões mais rígidos e arestas duras têm sido adotadas junto com essas cores suaves e devem ser adotadas também para ressaltar algum ponto específico que o designer queira ressaltar em suas peças.
Posts carrossel nas redes sociais
Que você tem visto aumentar a quantidade deste formato de postagem em suas redes sociais não é novidade, mas essa tendência veio para ficar porque transmite de maneira mais clara as informações que as empresas pretendem disseminar. Ao usar este tipo de comunicação o conteúdo ganha maior relevância, motivo esse o porquê muitas empresas listam esse tipo de informação como de maior disseminação nos algoritmos de redes como Instagram e LinkedIn.
3d e 2d híbrido
Mesclar a arte com elementos em 2d e 3d juntos também é uma tendência que veio para ficar e deixa a comunicação mais suave e fluida na produção de motions design.
Uso do Figma para a produção de peças gráficas
Por ser uma ferramenta que permite a integração entre designer e cliente em tempo real, além de ter várias funções que se assimilam as ferramentas do pacote Adobe de maneira gratuita, o Figma é uma ferramenta que tende a ganhar muito espaço em 2021. Isso porque os desenvolvedores prometeram funcionalidades novas em breve.
Por fim, acredito que a essência de todas essas tendências listadas aqui é que a comunicação do futuro tende a ser suave e simples. Para que complicar, se tudo que as pessoas esperam neste ano é leveza.
Comments