O que torna uma marca influente?
Recentemente o Ipsos divulgou um ranking das marcas mais influentes no Brasil, sendo o Google a ganhadora como a marca com maior influência. Mas, o que a torna assim? Quais são os critérios e como uma marca comum pode se tornar também influente para seu público?
Ao analisarmos os dados da pesquisa conseguimos entender esses aspectos. Afinal, oito das dez marcas na lista são do setor digital o que indica que sua presença é realmente mais percebida o que a torna mais influente e, além disso, podemos perceber que outro fator que destaca as marcas são a sua relação com o propósito.
Um exemplo desse ponto é a Natura que figurou a lista e foi a marca mais associada à Responsabilidade Social, entre todas as analisadas na pesquisa.
Apesar do propósito ao meu ver ser o principal aspecto para a definição de uma marca influente, existem outros que também merece muito destaque, como a Inovação, Confiança, Presença, Responsabilidade social e Engajamento On-line. Além destes, a Ipsos também usou o desempenho das marcas durante a pandemia como critério de influência.
Marcas influentes são vistas e ouvidas e isso envolve um projeto claro de comunicação constante digital, propósito e não somente falar como também fazer o que se fala.
Confira a lista das 10 mais influentes:
1º Google;
2º Samsung;
3º YouTube;
4º Netflix;
5º Lojas Americanas;
6º Amazon;
7º Meta (Facebook) e Mastercard;
8º Natura e Nestlé;
9º Mercado Livre;
10º Microsoft.
Comments