top of page

O que podemos esperar para o futuro do marketing?


Semana passada aconteceu o maior evento de marketing digital do mundo, o Adobe Summit e muito foi discutido sobre os desafios da área para as satisfações dos clientes no futuro e, como os processos mais digitalizados ajudam a superar esses obstáculos.


Em três dias de evento online e gratuito, a Adobe explorou quais são os principais dilemas enfrentados pelos empreendedores neste momento de ”boom do mercado digital” e como o chamado sistema de registro de marketing pode ajudar a definir estratégias e trazer transparência ao manuseio de informações, sobretudo neste momento de maior controle de dados pessoais, decorrentes de leis como a GDPR e LGPD (que tratam da proteção de informações pessoais).

Empresas como Pfizer, Poly entre outras descreveram como suas automações e monitoramento têm feito a diferença na experiência do cliente e na segurança de suas informações.


Um dos pontos que mais me chamou atenção foram os desafios universais da área listados pelo CEO da adobe em sua palestra:


  • O ritmo do conteúdo é implacável - cada ponto de contato com o cliente é afetado.

  • Os clientes exigem mais - a personalização em escala deve (de alguma forma) ser alcançada.

  • O alinhamento interno é ilusório - as equipes de marketing devem ser capazes de se adaptar rapidamente às mudanças.

  • A perda de tempo causa o esgotamento - processos manuais e comunicação interrompida cobram seu preço.

  • A conformidade é crítica - a miséria está a apenas um erro de auditoria ou privacidade de dados de distância.


Ao longo de todo o evento e experiências vividas, uma delas muito discutida sendo a questão das mudanças tecnológicas no mercado de publicidade com o fim da coleta de cookies pelo Google para fim publicitário. Por isso, cada interação com o cliente, monitoramento de informações e conteúdo de qualidade vão fazer mais ainda a diferença neste cenário.


Não somente as grandes corporações podem ter uma estratégia de automação e centralização do marketing, existem planos e ferramentas que se encaixam no cenário de micros e pequenos empreendedores e podem fazer muito a diferença, sobretudo para estimulo a vendas digitais. Vale refletis sobre a tecnologia aplicada a divulgação de seu negócio.

Comentarios


bottom of page