O que podemos aprender com a maior anunciante do mundo
A Amazon foi reconhecida como a maior anunciante global de publicidade, totalizando um investimento de US$ 16,9 bilhões em 2021, o dobro de empresas como P&G, Unilever e Alphabet.
Na matério do Meio & Mensagem que acompanhei, vi que os investimentos da varejista saltaram em 6 bilhões de dólares no último ano, um crescimento de 55% e é fácil entender esse movimento da Amazon, seu crescimento estrondoso nas vendas online nos últimos anos.
Se em 2020 eles anunciaram uma redução de 100 milhões de dólares em investimentos nessa área por conta dos receios que todas as empresas demonstraram no início da pandemia de Covid-19, ao verificarem a crescente linha de ascensão do mercado de e-commerce e os ganhos da própria companhia esses investimentos foram ampliados.
Para se ter uma ideia de como esta foi uma estratégia acertada pela companhia ela se reflete em lucratividade. As vendas da Amazon passaram de US$ 280,5 bilhões em 2019 para US$ 386 bilhões em 2020 e em 2021 totalizaram US$ 470 bilhões.
É fácil perceber que a empresa aumentou sua presença em publicidade. Cada vez mais vemos investimentos da Amazon em reality shows, como foi o caso do Masterchef e esse investimento nessa área foi alto. Segundo a companhia mencionou em seu relatório de resultados, “as vendas de serviços de publicidade para vendedores, fornecedores, editores, autores e outros, por meio de programas como anúncios patrocinados, exibição e publicidade em vídeo” totalizaram US$ 31,2 bilhões em 2021.
Mas, vendo estes números você pode pensar que obrigatoriamente maiores investimentos geram maiores retornos e, isso nem sempre é muita regra.
Por trás desses investimentos há muita estratégia envolvida, testes A, B, C e D de viabilidade e exposição, entendimento do perfil e produtos expostos em cada canal de publicidade.
Se tem uma coisa que a Amazon nos ensina em tudo isso é que sim maiores investimentos, geram maiores retornos desde que sejam feitos de maneira pensada e com várias opções de investimento, nos mais variados canais e nos mais diferentes formatos.
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