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O público-alvo é o primeiro passo para uma estratégia de marketing


Geralmente quando visitamos um cliente para mapearmos suas estratégias de marketing digital fazemos a seguinte pergunta: “Para quem você vende?” e, a resposta mais comum é: “Para quem quiser comprar”. Essa democratização pode parecer ótima para o empreendedor, mas no meio digital pode dificultar muito a estratégia de comunicação.


Não ter um público-alvo correto e uma persona (pessoal ideal para a venda) bem definida pode não trazer a rentabilidade e a conversão esperada. Isto porque, no ambiente digital as campanhas de marketing são totalmente baseadas no perfil dos consumidores, suas afinidades, interesses e como produzir um conteúdo eficaz, no momento e no canal correto, seja ele durante a visita a algum site (em uma campanha de mídia programática), uma rede social (como campanhas de display no Youtube) ou no momento de busca (no Google).


Por isso, sempre dizemos que as empresas que estão desenvolvendo seu planejamento de marketing digital devem ter em mente que, um dos primeiros passos a serem adotados é definir o cliente ideal. E, como isso é feito?


É necessário fazer um estudo interno para entender para quem você mais vende seu produto ou serviço. Qual a idade média dessa pessoa? Local onde ela reside? São em sua maioria homens ou mulheres? Quais os principais interesses dessas pessoas, suas profissões?


Entender esse público que já consome sua marca é fundamental e, a partir dele traçar quem é o cliente ideal para a venda, a Persona. Essa persona é aquela que é a ideal para fechar um negócio, ela é a que mais consome e tem potencial de ter mais recorrência de compra. Por exemplo: Marcelo tem 35 anos, tem MBA, uma carreira sólida na área financeira e tem como desafios de vida alavancar seus objetivos de carreira e não tem tempo de fazer muitos exercícios. Então, como uma academia que fica perto da casa dele pode atrair seu interesse? Simples, oferecendo anúncios locais delimitados para o perfil dele e com a comunicação certa de treinos curtos em horários flexíveis. É oferecer a solução que ele precisa da forma correta.


Não nos comunicamos da mesma maneira com uma criança e com um adulto. Nós adequamos o nosso discurso quando conversamos com cada um para gerar um melhor entendimento da comunicação. Na internet isso não é diferente. Cada público exige um tipo de linguagem, assim como cana canal exige sua estratégia de comunicação específica. Afinal, a mesma linguagem que se usa no Instagram para vender hambúrgueres não é a mesma estratégia do Linkedin para vender serviços financeiros.


Sem entender questões-chaves como público-alvo, momento da economia, cenário do mercado, potenciais de consumo para o seu produto ou serviço, avaliação das estratégias das concorrentes e uma análise sobre perspectivas futuras, um planejamento de marketing digital não consegue ser eficaz.


Conhecer seu público, seu mercado e o cenário atual traz vantagens competitivas que fazem a diferença e é assim que empresas como Magazine Luiza, Netflix, Amazon, entre outras estão alcançando números expressivos de vendas, mesmo em um momento de pandemia!


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