O potencial de crescimento do mercado publicitário
De acordo com a PwC a publicidade deve crescer uma média de 5% só ano até 2026. Mas, em quais setores da área esse crescimento será mais forte?
Sem sombra de dúvidas o maior potencial de crescimento é o mercado de publicidade digital. De acordo com os especialistas, ele ainda é coadjuvante no Brasil. Porém, tem potenciais de crescimento acima da inflação, impulsionado pelas inovações tecnológicas.
Em minha visão esse mercado híbrido também é um grande impulsionador. Afinal, muitos consumidores antes da pandemia priorizaram totalmente as compras físicas. Agora, muitos deles tem o perfil de comprar online o que potencializa ainda mais esse setor publicitário.
De acordo com o estudo da PwC as tendências para este mercado publicitário digital são: acesso a um preço mais baixo de produtos/serviços condicionado à exibição de conteúdo publicitário; condicionamento a um aprimoramento ou bônus dentro do jogo online mediante consumo de anúncios; e anúncios em podcasts.
O estudo ainda informou que no Brasil, o setor de entretenimento e mídia deve fechar o ano com quase US$ 33 bilhões em receitas, com um avanço de 8,6%, muito acima da taxa de crescimento de 1,7% prevista para o PIB em 2022 pelo Banco Central. Sendo que até 2026, o segmento chegará a US$ 39,9 bilhões em receitas, com uma Taxa de Crescimento Anual Composta de 5,7%, superior à média global, avaliada em 4,6%.
São inúmeras as possibilidades desse mercado, mas só terão retorno às empresas que tiverem estratégias corretas para atingir seu público no segmento digital. Pois, com o chamado “fim dos cookies” as companhias terão mais dificuldades em localizá-lo.
Comments