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O poder dos KPIs para o marketing de PMEs


Empresas de pequeno e médio porte geralmente têm recursos restritos para destinar investimentos ao marketing. Por isso, a mensuração rápida dos resultados é fator determinante para avaliar se os recursos de campanhas estão sendo bem alocados.


Ter os chamados KPIs - Key Performance Indicator ou em português conhecido como indicador-chave de performance – bem definidos faz com que você entenda os impactos de suas comunicações ao mercado e possa definir onde investir para que o resultado tenha melhor efeito e retorno.


Li uma vez que de acordo com o estudo Content Trends 2017, 78,1% das empresas que documentam sua estratégia se consideram bem-sucedidas. Já nas empresas que não fazem essa documentação, a porcentagem cai para 25,2%. Ou seja, medir seus resultados e a performance de suas ações é o que faz o seu marketing eficaz.


Porém, PMEs acreditam que esta é uma estratégia cara e que só pode ser aplicada por grandes companhias e estão redondamente enganados. Pequenas e médias empresas podem se utilizar de ferramentas gratuitas para medir a efetividade de suas ações no âmbito virtual. Isso porque ferramentas gratuitas do google e de análises de mídias sociais já trazem muitos dados estratégicos que permitem avaliar a qualidade do seu site, se as pessoas estão acessando os conteúdos gerados pela sua empresa e se estão engajando com ele. É possível avaliar ainda se a seleção de público que anda consumindo seus conteúdos é a que você deseja se comunicar.


O importante para o pequeno e médio empresário, que muitas vezes inicia seu marketing de maneira mais simples, sozinho ou com suporte de pequenas agências entenda quais são os KPIs que fazem a diferença.


Por isso, indico que empresários façam versões gratuitas de cursos de marketing digital oferecidos pelo Google para entender como usar o Google Analytics e quais as possibilidades eles têm de alavancarem seus negócios. A internet é democrática e, com criatividade e estratégia, é possível fazer muito com poucos recursos. Basta avaliar os dados certos.

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