O poder dos colaboradores como influenciadores da marca
Que os colaboradores são importantes para a divulgação da marca ninguém tem dúvidas. Mas, agora em tempos de Tiktok, essa influência passa a ser ainda mais relevante.
Nas últimas semanas li vários artigos falando sobre a importância do colaborador como um influenciador poderoso nas estratégias de divulgação das marcas. E, se engana aquele que acha que é só usar os dados da pesquisa de satisfação de profissionais como postagem.
As comunicações das marcas têm de ser cada vez mais humanizadas para atingir não somente o racional do seu cliente e do mercado, como também um sentimento para unir as ideias da marca com as de seu público.
Seus profissionais têm muitos seguidores nas redes sociais, provavelmente somando todos, eles têm muito mais seguidores que a sua página institucional e, muitos deles podem consumir seu produto ou serviço.
Por isso, muito mais que falar que se é uma empresa humanizada, o importante é mostrar isso e os seus profissionais acabam fazendo esse papel de influenciador com muita propriedade. Afinal, ao demonstrar em suas redes a satisfação em pertencer àquela marca, o que pode gerar muitos ganhos.
Empresas dos EUA tem se aproveitado do fato que 98% dos colaboradores já estão presentes nas redes sociais e passaram a adotar a ideia de Employee Advocacy, que consiste em utilizar pessoas que conhecem sua marca, gostam e confiam nela para espalhar as mensagens da empresa de forma orgânica.
Entre os muitos artigos que vi, os resultados são impressionantes. Afinal:
“- Conteúdo compartilhado por colaboradores recebem 8x mais engajamento do que conteúdos compartilhados por canais da marca (Social Media Today)
- Em média, um programa de Employee Advocacy com 1.000 colaboradores, pode gerar U$1.900.000 em valor de publicidade (Kredible)
- 92% das pessoas confiam em recomendações de produtos e serviços feitos por amigos ou conhecidos (Nielsen)”
(Fonte: Portal Mundo do Marketing)
As empresas brasileiras devem pensar muito em suas estratégias e muitas vezes começar pelos influenciadores que mais engajam.
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