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O perigoso uso excessivo das hashtags


Estudo mostra que o uso excessivo de hashtags tem menos engajamento no Instagram. Por isso, é importante avaliar as mudanças constantes da comunicação online.


Eu li recentemente que um estudo feito pela Emplifi identificou que as contas de empresas de mídia que não utilizaram hashtags em suas publicações no Instagram obtiveram praticamente o dobro da média de interações de posts com hashtags, chegando a ter uma média de 1.500 interações. Enquanto isso, posts com uma ou duas hashtags, obtiveram uma média de 750. O valor se mantém o mesmo em publicações com cinco ou mais hashtags, mas chega a ser ainda menor quando são utilizadas entre três e quatro.


Muito usada nos últimos 3 anos, as hashtags estão perdendo a força na cabeça do consumidor que está cada vez mais online e muito mais focado na qualidade do conteúdo do que na hashtag (com palavras-chaves) a ser usada.


Outro dado importante é que a Empifli também analisou perfis de marcas e relatou que aquelas que utilizaram entre uma e duas tags em seus posts, tiveram maior engajamento, comparado a publicações que utilizaram zero ou um número de hashtags superior a dois. Ou seja, não é que a hashtag morreu, mas ela deve ser usada corretamente pelos produtores de conteúdo para sintetizar uma ideia de seu conteúdo e não para viralizar o conteúdo de qualquer maneira.


O que sempre ressalto aqui é que sem um planejamento eficaz de comunicação, no qual seu site, suas redes, suas formas de publicidade e seu espaço físico falem a mesma língua e se integrem é a melhor escolha para fazer sua marca se posicionar no mercado. Porém é preciso estar atento a estas mudanças para adaptar constantemente sua estratégia e não utilizar o marketing de 3 anos atrás em pleno 2021.


O marketing tem sofrido muitas transformações no último ano, sobretudo no âmbito digital, por isso, a atualização constante é o que fará seu planejamento estar alinhado com o mercado.

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