O perigo do sequestro de dados digitais para as marcas
Um dos maiores riscos que uma marca corre é o dano à sua imagem e o sequestro de dados digitais tem feito muitas empresas necessitarem de planejamentos efetivos de gestão de crise para lidar com estes problemas.
Imagine só você ser uma grande empresa do setor de seguros, que detém informações de dados pessoais muito sensíveis de seus clientes, ter seu sistema invadido e suas preciosas informações retidas na mão de criminosos, pagando uma fortuna para recuperar seus dados e deixando por dias seu sistema fora do ar para os clientes.
Esse exemplo aconteceu recentemente, mas se engana quem acha que os prejuízos da empresa se atem somente ao pagamento do sequestro ou ao período que não houve vendas por conta da queda do sistema. O risco de imagem é o mais alto de todos.
Um episódio como esse perdura muito mais do que os dias que ele aconteceu. É necessário durante a crise e após ela um planejamento muito claro de comunicação envolvendo:
Planejamento de comunicação ao mercado sobre o que aconteceu, como a empresa está administrando a situação e como fará para que esse episódio não se repita;
Planejamento de comunicação aos clientes para explicar a situação, demonstrar que realmente a partir desse episódio quais são as ações feitas detalhadamente para garantir a segurança dos dados (E não esqueça que se os dados desses clientes foram vazados é de responsabilidade da empresa comunicar o fato e dar dicas de prevenção a estas pessoas);
Treinamento e orientação aos profissionais sobre como garantir a segurança de informação, além de como tratar essa questão com os clientes;
Investimentos em tecnologia para evitar episódios futuros e evitando também sansões decorrentes da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados;
Principalmente como reverter esse episódio para que futuros clientes tenham segurança na marca e possam consumir seus produtos/serviços no futuro.
Tudo isso é necessário para diminuir os danos, mas dependendo do volume do estrago ele pode custar a sobrevivência de sua empresa. Por isso, além dos investimentos em TI para que os ataques sejam evitados, são necessários investimentos em treinamentos internos e em uma equipe que trabalhará a gestão de crise de comunicação.
Recentemente o site da Americanas.com caiu e logo a equipe de gestão de comunicação se antecipou em deixar claro ao mercado que a queda foi por uma tentativa de invasão em seu sistema, para deixar claro que não houve sequestro de informações dos clientes. E, somente esse pequeno equívoco de horas já custou uma boa dor de cabeça em tempo de explicação e perda financeira pela falta de vendas no período.
Não dá para ignorar a importância de trabalhar antecipadamente a gestão de crises nas organizações.
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