O novo foco do Instagram e as mudanças em estratégias de marketing
Recentemente o CEO do Instagram anunciou que a rede a partir de agora dará mais destaque para a produção de vídeos e aumentará seu suporte aos produtores de conteúdo. Ou seja, não que as imagens vão deixar de existir na plataforma, mas agora seu carro chefe deixa de ser foto, para ser centralizada em vídeos.
Tanto no formato mais longo (IGTV) como também e nos vídeos curtos (Reels), esse formato de comunicação multimídia têm ganhado o gosto do público, se vê pelo crescimento das redes somente especializadas neste fim, Tik Tok e Kwai.
Apesar de ser um segmento de tendência de mercado, adotar essa forma de comunicação principal deixa em alerta muitos produtores de conteúdo, agências de marketing e pequenas empresas que têm investido durante anos na plataforma na geração de conteúdo por imagem e esta é a hora ideal para repensar as estratégias.
Não que o formato de imagem no feed deixará de existir, mesmo porque será necessário (sobretudo no varejo) expor os produtos por meio de imagens, mas só este tipo de ação não funcionará mais na plataforma.
Quem acessa bastante o Reels do Instagram já reparou que muitas empresas estão aproveitando a plataforma para a construção de vídeos de entretenimento que expõem as suas marcas e viralizam. Esse é o caminho para quem quer conversar com o público do Instagram, isso porque não é somente um formato utilizado pelos jovens, mas também já é bem consumido por um público mais sênior.
O lado bom de tudo isso é que a plataforma está investindo em ferramentas para que essa produção de vídeo se torne mais dinâmica e mais fácil, com filtros e incentivos aos produtores de conteúdo. Do mesmo jeito que nos últimos anos o podcast tem ganhado espaço cada vez mais amplo no dia a dia das pessoas, o vídeo curto é uma tendência que veio para ficar!
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