top of page

O marketing inclusivo ganhará cada vez mais espaço em 2023


Dentre as tendências listadas pelos especialistas para o próximo ano, a presença do marketing inclusivo é importante a ser considerada e ela não pode ser ignorada pelas marcas.


Mas, o que seria este chamado marketing de inclusão?

Você já deve ter notado que nos últimos anos as discussões relacionadas aos problemas estruturais da sociedade estão em pauta e na cabeça do consumidor não é diferente. Após a experiência da pandemia, as pessoas revisitaram seus conceitos e passaram a valorizar o lado humanizado de todas as suas relações, inclusive as com as empresas as quais ele consome.


Se antes as marcas diziam que investiam no social porque ajudavam alguma ONG ou tinham uma ação anual voltada ao âmbito de responsabilidade social, agora o consumidor quer a prova que elas realmente cumprem o que prometem.


Eu já comentei isso aqui em outros artigos. Porém, se antes o público somente cobrava o posicionamento verbal da empresa em relação à diversidade, inclusão e responsabilidade social, hoje ele quer ver isso refletido nas campanhas de marketing das organizações.


Se sua empresa realmente investe em diversidade, por que não há diversidade em suas campanhas?


Por isso, a estratégia que já é adotada por muitas marcas de beleza, como Dove e Natura, que colocam mulheres com inúmeras realidades distintas em seus comerciais tende a se espalhar para outros setores. Porque as pessoas querem se ver e sentirem-se representadas.


Se a própria Disney percebeu isso ao utilizar uma princesa latina e de óculos em um de seus últimos filmes é porque chegou a hora das marcas cumprirem o que tanto falam. Diversidade não é mais uma pauta que pode ser escolhida, é uma exigência da sociedade.


Texto base:

Comments


bottom of page