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O marketing como estratégia para driblar os impactos da inflação


Como o marketing pode ser um grande aliado no complemento das vendas e aumento de receita da companhia em períodos de alta inflação?


Há muito tempo é conhecido que em momentos de crise uma das primeiras equipes a ser cortada é a de marketing. Porém, ela é pode ser a arma para driblar a crise.


É óbvio que com o aumento da inflação, batendo na casa dos 13% para se manter a competitividade, ajustes na redução de FTE precisam ser feitas. Mas, o marketing não deveria ser o primeiro grupo a ser sacrificado.


Isso porque ao imputar ao cliente aumento de preços em decorrência da inflação e trabalhar em um mercado que muitas vezes trabalha estratégias cada vez mais elaboradas de exposição e vendas, o marketing aparece como protagonista.


O marketing pode auxiliar as demais equipes da organização, aumentando o volume de vendas por meio de estratégias para a divulgação de produtos para um público ainda não explorado pela organização, por exemplo. Ele pode ainda criar estratégias de fidelização e ampliação de vendas para a base atual de clientes, aumentando a receita.


O problema da inflação nas empresas é muito maior que o corte sem sentido da equipe ou de investimentos de marketing. Vai em uma análise mais profunda sobre a produtividade e infraestrutura de toda organização, baseada em uma revisão total dos processos e tecnologias que subsidiam o negócio. Foi-se o tempo de achar que o marketing é um departamento complementar.

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