O grande potencial do Clubhouse
O ano de 2021 mal começou e uma nova rede social já abalou as estruturas da internet, a chamada Clubhouse!
Com uma proposta diferente do Instagram, Facebook, Whatsapp, Twitter, Linkedin, entre outras, esta é uma rede exclusivamente voltada para a troca de mensagens e disseminação de informações em áudio.
Ainda em fase de testes, a plataforma que atualmente só está disponível para o sistema do iPhone (iOS) e necessita de convites para a entrada, ela chamou a atenção porque nas últimas semanas celebridades, como Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, participaram de bate-papos na plataforma.
Há pelo menos três anos os especialistas em diversos fóruns de comunicação que participei falavam sobre os potenciais do conteúdo em áudio no futuro. Isso porque, o volume de pesquisas em áudio aumentou muito nos últimos anos, muitas pessoas têm aderido a fazerem suas atividades (trabalho, exercícios e estudos) ouvindo podcasts ou áudiobooks, se tornando um canal até para grandes companhias, como a Globo que tem investido em diversos podcasts sobre os mais variados temas e agora incluiu os podcasts dentro de sua plataforma de stream, Globo Play.
Por permitir que você não pare suas atividades para que possam acompanhar algum conteúdo de seu interesse, essa se tornou uma opção muito válida para executivos e mulheres em geral que precisam administrar diversas atividades ao mesmo tempo (sobretudo no período de homeoffice) e ainda querem se manter atualizadas.
Por isso, ao oferecer uma opção de qualidade em disseminação de conteúdo em áudio o Clubhouse se tornou tão almejado em tão pouco tempo e cria novas oportunidades de negócios para as empresas.
Na plataforma é possível checar salas de discussão em andamento, algumas que estão marcadas para acontecer em breve e entrar como ouvinte e participar de alguns dos clubes disponíveis. Nela também é possível levantar a mão para contribuir com a discussão caso o moderador sala permitir, sendo ainda possível a participação de até 5 mil pessoas simultaneamente em uma sala. Além do mais, é possível criar sua própria sala para discussão e isso abre um leque muito grande para as empresas disseminarem de maneira correta seu conteúdo na nova plataforma.
Apesar de ainda novas melhorias estarem no radar e devem ser implantadas em breve, como a abertura para todos os usuários, compatibilidade no sistema Android e investimento em formação de conteúdo de qualidade, incentivando influenciadores por meio de remuneração, a Clubehouse pode ser um canal eficiente para a criação de eventos online para o seu público de interesse, disseminação de conteúdos ágeis e monitoramento das novidades do mercado, por meio das salas públicas de discussão. Vemos grandes possibilidades nessa plataforma, desde que as organizações se preocupem em disseminar conteúdos alinhados aos interesses de seus clientes e de interesse público. Vale a pena pensar neste novo canal!
Comentários