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O grande potencial das redes sociais no Brasil


O Brasil é o terceiro país no mundo que mais utiliza redes sociais. São mais de 3 horas por dia em média de uso e as empresas devem aproveitar este potencial para impulsionarem suas vendas.


Segundo um estudo da plataforma CupomValido.com.br que reuniu dados da Hootsuite e WeAreSocial, sobre o uso de redes sociais no Brasil e no mundo, nós (que passamos 3h42 minutos por dia nas redes) só ficamos atrás apenas de países como Filipinas e Colômbia, que gastam em média 4 horas e 15 minutos e 3 horas e 45 minutos, respectivamente.


Ainda de acordo com o estudo, mais de 50% da população mundial usa as redes, ou seja, são 4.2 bilhões de indivíduos conectados, sendo 150 milhões dele somente no Brasil, o que representa 70% de nossa população, é muita oportunidade de negócio para quem souber se destacar.


Sobretudo se seu público-alvo tem entre 16 e 24 anos as redes são canais indispensáveis de contato, porque 92% desse público utiliza as redes ao menos uma vez ao mês. E, apesar de Facebook, Youtube, Whatsapp, Facebook Messenger e Instagram serem as principais redes consumidas, o TikTok ocupa a sétima posição e, como venho falando em meus últimos artigos também deve fazer parte das estratégias de comunicação das organizações.


Dentre os principais motivos que as pessoas listaram na pesquisa para acessar as redes estão: se manter atualizado sobre as notícias e acontecimentos, encontrar conteúdo de entretenimento e preencher o tempo livre. Por isso, ressalto para vocês a importância de um planejamento de comunicação que leve em consideração:


  • Trazer um conteúdo de serviço público para esse seu potencial cliente (ajudar ele a resolver seus problemas);

  • Investir em conteúdos de entretenimento para transmitir informações sobre seu produto/serviço e essência da empresa (sobretudo neste novo modelo de métricas do Instagram e para trabalho de divulgação no TikTok);

  • Localizar com os seus conteúdos de qualidade esse seu público no momento em que ele está em tempo livre e pode prestar mais atenção no que você está expondo (dependendo do formato de seu conteúdo).


Parece simples, mas muitas empresas pecam nesses três pontos em seu planejamento digital e ficam mais focadas na quantidade de posts e em somente expor seu produto/serviço. Constância na internet é importante, mas você tem que virar a chavinha e esquecer a forma do marketing antigo (não é mais sobre o que sua empresa quer falar, é sobre o que o seu cliente quer ouvir de você). Planejamentos de marketing digital são acessíveis e trazem muitos resultados, basta investir tempo em produzir conteúdos de qualidade.



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