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O expressivo crescimento do e-commerce brasileiro e seus desafios


Estudo feito pela consultoria BIP mostra que as principais empresas de ecommerce do país movimentaram, juntas, quase R$ 100 bilhões. Além do mais, a consultoria afirma que houve um crescimento de 52% nas vendas realizadas por plataformas de vendas online no Brasil durante a pandemia.


Apesar de muito positivo, o mercado digital tem se tornado cada vez mais competitivo, o que exige das empresas maior profissionalização de sua comunicação digital como forma de destaque.

Mesmo com todo esse cenário e até uma perspectiva de leve queda com a abertura do varejo físico, o comércio online veio para ficar e quem não estiver preparado para ele pode perder muitas oportunidades. Na Zoomin, somente em 2020 identificamos um aumento de 50% na solicitação de propostas de adequação/construção de website e criação de nova comunicação visual. Isto porque, pequenas e médias empresas já perceberam que este caminho precisa ser adotado de maneira correta e rapidamente.


São muitas as opções para o pequeno e médio varejista aumentar suas vendas que vão, desde um site estruturado para ofertas online, como também a associação da sua loja nos principais marketplaces para potencializar sua exposição, como Magazine Luiza, Mercado Livre, Shopee, entre outros.

De qualquer forma, além de um bom projeto de comunicação para chamar a atenção do cliente para a venda de seus produtos (com fotos adequadas do que se pretende vender, um site que transmita confiança para esse comprador, informações detalhadas de seu produto e do seu reconhecimento como varejista), é necessário também um exercício interno de organização para atendimento online, com uma estrutura adequada de logística para entrega, controle de estoque detalhado e muito bem catalogado para fazer a correta gestão das saídas de produtos, entre outras questões que exigem a regularização completa de seu negócio até para a regularização de fins contábeis.


É uma tarefa complexa que exige muitas adequações, mas que tem potencial de dobrar as vendas de lojas físicas e se tornar a principal fonte de renda de sua organização. Vale refletir sobre os ganhos possíveis de se investir no varejo digital!

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