O engajamento é o que determina o sucesso nas redes sociais
Muito mais do que pensar em entrar cada dia em uma nova rede social, as marcas deveriam estar focadas em gerar engajamento em seus canais.
Tenho visto nos últimos meses muitas empresas se aventurando em plataformas como Kwai, TikTok e até no Reals do Instagram, usando os vídeos curtos que estão em alta nestas redes para dar visibilidade às suas marcas. Mas, será que esta é melhor estratégia a ser adotada? Por que fazer um vídeo de dancinha vai impactar na divulgação da sua empresa?
Muito mais do seguir a moda de maneira imprudente e gerando até um risco para a sua companhia, os empresários deveriam focar no que realmente interessa, o engajamento.
Cada rede social tem seu propósito e é preciso entender uma série de fatores sobre como ele se encaixa com a estratégia de comunicação de sua empresa para que sua proposta de conteúdo gere engajamento para seu público de interesse.
Apesar de o TikTok ter sido, na média, o território mais acessado do ambiente digital, superando o Google, segundo um relatório divulgado pela empresa de soluções digitais Cloudflare (se consolidando como a principal rede acessada pela geração Z), será que ele é um canal adequado para todas as empresas?
Se você atua com negócios focados em vendas para o público jovem, este é um excelente canal a ser estudado para aumentar sua visibilidade e engajamento diante desse público. Mas, em compensação se o seu serviço é focado em um público 40+ essa não seria a rede mais adequada para a geração de conversões.
Isso significa que sua empresa não pode estar se o público-alvo principal não for a maioria em determinada rede? A resposta é pode estar sim, mas com uma estratégia diferente.
Sua empresa pode estar presente em todas as principais redes (linkedin, Instagram, Facebook, Pinterest, Tiktok, entre outras), mas sua estratégia de comunicação tem que estar focada em gerar engajamento para o seu público de interesse. Muito mais que a quantidade de redes que se estar, as empresas devem focar em gerar maior engajamento nas redes que já está presente.
E lembrando que não se replica apenas o conteúdo de uma rede para outra porque os usuários de cada rede têm perfis diferentes. Se eu sou uma empresa de serviços B2B eu posso, por exemplo, usar o Linkedin para trabalhar conteúdos mais complexos para estimular vendas nesse canal e fazer publicações mais curtas e objetivas em outras redes (de maneira institucional), seja para trabalhar branding, estimular a cultura organizacional e trabalhar a captação de novos profissionais.
Tudo parte do propósito e o engajamento é o fator que fará a diferença do sucesso de sua estratégia digital nas redes sociais. Volume sem proposito não gera uma real conexão entre você e seu público de interesse.
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