O efeito da participação dos influencers na Copa do Mundo do Catar
Nunca uma Copa do Mundo foi tão digital quanto essa do Catar. Por isso, é preciso entender os impactos dos influencers para a divulgação do Mundial.
De acordo com o Brainlab, da Publicis Brasil, a quantidade de conversas geradas nas redes sociais sobre a Copa e seus anunciantes já teve um investimento 14 vezes maior do que a edição de 2018.
Autoridades do Catar e a própria CBF – Confederação Brasileira de Futebol investiram em levar influenciadores para os jogos para atrair ainda mais a atenção do público. Mas você deve estar se perguntando por que somente agora?
Que o marketing de influência não é novidade você já sabe. Afinal, muito do que você é vem do ambiente que você viveu e das pessoas mais próximas que o influenciaram a ser assim. Sua mãe o influenciou sobre determinadas marcas de consumo no supermercado, preferências gastronômicas, por exemplo, e seu pai pode ter sido decisivo na escolha de seu time de futebol. E, com uma Copa do Mundo, o mercado descobriu que não seria diferente.
Resgatar as sensações que se tinha com a família ao assistir um jogo, comprar a camiseta, estimular o consumo de artigos para assistir aos jogos e fazer deles um acontecimento social, fazem parte desta estratégia de trazer o encantamento para o evento.
O marketing de influência tem se feito cada vez mais presente nos últimos anos, as pessoas querem se ver representadas. E, apesar de em um primeiro momento ela não consumir o que se é sugerido pelo influencer, este produto fica em sua memória e o posicionamento de marca acontece, quem sabe após um longo período de reflexão, ele possa até efetuar uma compra.
É uma publicidade que atinge diretamente o emocional do consumidor que está ligado àquele influenciador. Este mercado já atingiu o segmento de produtos e serviços. Não dá mais para ignorar sua representatividade, apesar de ainda faltarem algumas diretrizes mais sólidas e regulamentações que garantam maior profissionalismo. Mas, é chegada a hora de médias empresas também investirem nele, se não com grandes ícones da internet, com microinfluenciadores, que podem ter um efeito até mais rápido de conexão.
O Mundial mais conectado de todos os tempos veio para nos ensinar muita coisa!
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