top of page

O chamado mundo Metaverso


E você quando criança achava que a realidade dos Jetsons estava muito distante, hoje testes no uber para transporte por drones, consultas feitas online, trabalho remoto e ainda o que há de vir com o metaverso nos faz acreditar que na verdade a série dos anos 60 era na verdade uma premonição. Mas, o que tem de tão diferente nesse chamado mundo metaverso?


Na verdade, se engana quem acha que este tema é novo, afinal ele foi inventado na década de 90 e já houve empresas que tentaram implantar esse mundo virtual que vai além da internet, como o Second Life, por exemplo e atualmente, além do Facebook (que trocou até de nome) temos o Fortnite, Roblox e até a Microsoft prometendo investimentos nessa área.


Para falar sobre o que muda, primeiro é importante entender o que é esse chamado Metaverso:


De acordo com a definição do Techtudo, de maneira muito simplificada o metaverso é um universo virtual onde as pessoas vão interagir entre si por meio de avatares digitais. Esse mundo será criado a partir de diversas tecnologias, como realidade virtual, realidade aumentada, redes sociais, criptomoedas etc.


Então, apesar de ser uma realidade um pouco distante, especialistas dizem que isso vai ser um passo além da internet no qual as pessoas vão poder passar cada vez mais tempo nesta realidade virtual e as marcas poderão (como alguma já fazem no Fortnite) aproveitarem para fazerem estratégias de divulgação para um público cada vez mais jovem, que não necessariamente estará lá para cumprir atividades de um “jogo”, mas para trabalhar um convívio de fato.


Estudos com óculos de realidade aumentada (como projetado por Bigtechs) prometem mudar a nossa realidade física também. Imagine você podendo conversar com um amigo no Japão como se ele estivesse ao seu lado por conta dos seus óculos de realidade virtual que pode criar um holograma na sua frente? É difícil imaginar agora, mas se o metaverso passar de uma palavra apenas da moda e se tornar uma realidade mais concreta, as transformações podem ser inclusive nos nossos paradigmas econômicos e prestar atenção em tecnologias como o Blockchain podem nos ajudar a entender esse futuro ainda obscuro.


Uma nova espécie de “Matrix” vem aí e podemos esperar grandes transformações. Vale a pena estar atento para não perder o momento de trabalhar com o melhor dessa nova realidade!

Comments


bottom of page