O caso Americanas e seus desdobramentos para a marca
Não tem como evitar falar deste que foi o principal assunto deste início de 2023, o rombo contábil de 20 bilhões da Americanas. Mas, como essa notícia impacta o branding desta que é uma das maiores varejistas do país?
De maneira geral não dá para negar que uma inconsistência dessa magnitude não gera impactos negativos para companhia e este é um escândalo em que não é possível calcular todos os prejuízos num primeiro momento, uma vez que este tema tende a se estender no mercado.
Mas, de certo os primeiros impactados por essa notícia são os investidores, credores e parceiros da companhia que acabam por ter um receio justificado de que a varejista não consiga cumprir seus compromissos por conta do fato. E, essa repercussão pode impactar diretamente a cadeia de negócios, uma vez que fornecedores já não querem mais abastecer as gondolas até algumas definições serem feitas previamente.
Já para o consumidor, neste primeiro momento não há um impacto negativo em relação aos consumidores deixarem de comprar produtos oferecidos pela Americanas. Ao contrário, vemos muitos memes de solidariedade, informando de que quem lesou a companhia algum dia este era o momento exato de se solidarizar e consumir para ajudar na sua sobrevivência.
O fato é que a situação não é nada favorável e o risco de falência é eminente. Mas, a companhia teve uma postura muito correta ao lidar com a crise de imagem sem fugir do assunto e explicando a questão ao grande público. Mesmo porque um escândalo como esse não dá para esconder ou ignorar e isso traz para todos os públicos da companhia que ela está empenhada em resolver a questão e garantir sua continuidade. Ponto esse evidenciado até pelo cancelamento do patrocínio ao BBB 23 por conta do ocorrido, informando que a prioridade é focar em seus pagamentos aos stakeholders.
Agora, é aguardar cena dos próximos capítulos.
Comments