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O case Telegram e seus impactos na estratégia das organizações


O recente bloqueio do Telegram determinado pelo STF mostra que as empresas que utilizam a plataforma em sua estratégia de comunicação devem estar atentas para trabalhar com alternativas diante dos riscos que o app corre em sua gestão no país.


Todos vimos que nas últimas semanas o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou o bloqueio do Telegram no país até que a plataforma cumprisse com algumas decisões judiciais e depois do cumprimento retirou a decisão.


Apesar de existirem outros apps semelhantes, muitas empresas esbarraram em um problema, já que têm usado essa plataforma em suas comunicações. Diferente do Whatsapp, usuários podem se cadastrar no seu Telegram para que sua empresa envie informativos de atualização para esse público, sendo muito mais eficaz muitas vezes que um e-mail marketing.


Mas, com as recentes notícias de instabilidade do portal, falta de segurança e até disseminação de fake News (por falta de controle na plataforma), empresas devem repensar sua estratégia no Telegram até para não passarem uma imagem de que concordam com a falta de ações de segurança de informação na plataforma.


Não estou dizendo aqui que é necessário abandonar sua estratégia, mas estar atento a multicanalidade para que o seu cliente possa se comunicar com você e receber as informações de diversas formas. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos, mas de qualquer forma o bom e velho e-mail marketing ainda continua sendo muito útil.

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