O agravamento da crise da COVID-19 e a necessidade de reinvenção do marketing
Apesar das vacinas já serem uma realidade em todo mundo, o atraso no cronograma brasileiro e o agravamento de casos no país estão ocasionando novas restrições de grande impacto na economia. Por isso, o marketing se torna ainda mais crucial para as empresas neste momento de desafios.
O crescimento do comercio eletrônico no último ano, como comentei em outro artigo, forçou as empresas as se digitalizarem para continuarem a ter ganhos durante o período de Lockdown e agora (diante da segunda onda da doença) esta é uma realidade novamente e somente estratégias muito bem desenhadas podem fazer com que as organizações possam se destacar para os consumidores do novo normal, seja na divulgação de produtos, como também de serviços. Por isso, o marketing 5.0 tem sido tão discutido pelos especialistas globais como a forma reinventar para crescer.
De acordo com Philip Kotler, o grande pensador do marketing moderno, estamos vivendo o momento do marketing 5.0, no qual a mensuração de dados e tecnologia é importante para conhecer o consumidor, mas o fator humano no processo de marketing é fundamental para a geração de empatia e experiência do cliente, tendo a área que trabalhar lado a lado com a inovação.
Muito mais que uma aproximação entre empresa e cliente, a solidez nesta relação é o fator decisivo do marketing 5.0 e ela só é alcançada por meio do trabalho das organizações em desenvolver suas marcas para um outro patamar de criatividade, experimentação e relacionamento, trabalhando com o emocional dos clientes por meio do apoio a causas reais de engajamento com a marca, tendo responsabilidade social sobre suas ações e criando não somente consumidores, como embaixadores do seu nome no mercado.
Além de tudo isso, a agilidade de resposta a tudo isso é o que dominará esse novo momento do marketing, por isso não vale a pena somente pensar em projetos de marketing digital como se fazia antes, por número de posts e sem planejamento a médio e longo prazo. É preciso um olhar mais profundo sobre o porquê sua empresa existe, como ela contribui com seus clientes e sociedade e como ela se vê no futuro, se posiciona e se relaciona com seus clientes, colaboradores e parceiros.
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