top of page

Muito mais do que vender inclusão


Em uma matéria do Mundo do Marketing vi uma pesquisa que fala que 80% dos negros que responderam pelo Twitter que esperam maior representatividade genuína em campanhas de publicidade e isso nos faz refletir sobre como as empresas ainda têm que trabalhar muito a diversidade internamente, para transpor seus posicionamentos ao mercado.


Muitas vezes vemos nas campanhas publicitárias pessoas de diversas etnias confraternizando e utilizando um determinado produto com o objetivo de transmitir a diversidade desta empresa para a sociedade. Mas, o fato de estas pessoas não acreditarem que o posicionamento exposto é verdadeiro traz um novo panorama para as equipes de marketing das organizações.


Por muitos anos, as equipes de marketing estiveram distantes do dia a dia da organização, coletando apenas os atributos do produto, suas aplicações e alinhando com as melhores práticas de divulgação para ressaltar suas qualidades. Porém, com a mudança de posicionamento do consumidor 4.0, no qual já mencionei em artigos anteriores, que exige da empresa uma efetiva ação de responsabilidade com a sociedade, propósitos genuínos e cuidados com toda a sua cadeia de parceiros (Lembremos do caso Nike de exploração de trabalho infantil por parte de um fornecedor na década de 90). Por isso, todo este cenário muda radicalmente a estrutura dos departamentos de marketing.


Se antes o departamento tinha a ideia de ser somente uma área que atua da porta para fora, agora tem de estar realmente ligada ao coração da empresa para transpor sua essência ao cliente. Para isso, é necessário um contato próximo com a operação, colaboradores, dinâmica e dia a dia para estruturar campanhas genuínas. O que estou dizendo é, somente colocar negros utilizando seu produto em um determinado comercial e não ter nenhum profissional negro em sua liderança, não combater efetivamente o racismo dentro da companhia e não ter políticas efetivas para o crescimento profissional destes profissionais, deixa suas campanhas com a impressão de serem falsas e consideradas “para inglês ver”.


Integração, respeito, propósito, equidade e diversidade são muito mais do que palavras bonitas e consideradas “da moda”, são verdadeiros mantras a serem seguidos por empresas que pretendem se destacar e serem lucrativas no futuro.

Comments


bottom of page