Marketing e Endomarketing: não tem como essas duas áreas andarem separadas
Em algumas empresas as áreas de marketing interno e externo trabalham de maneiras distintas. Sendo inclusive a área de endomarketing de responsabilidade da área de gestão de pessoas. Porém, como venho falando em meus últimos artigos, os colaboradores são fundamentais na estratégia de conquistas de novos clientes. Por isso, a estratégia deve ser muito integrada.
Apesar de conflitantes em alguns aspectos (Afinal, enquanto o marketing tem metas focadas em geração de leads e precisa criar novas campanhas de branding, a área de pessoas precisa de campanhas internas para motivar as equipes) elas não andam separadas, pois um colaborador motivado está muito ligado aos índices de satisfação de clientes. Com isso, clientes satisfeitos geram novos clientes e aumentam o consumo, é uma cadeia de expansão.
Mas, como administrar tudo isso em prol de um bem comum?
É simples, vejo em minhas consultorias que equipes de marketing têm deixado um profissional de suas áreas focado apenas em campanhas de endomarketing, mas integrados em uma estratégia fluida de comunicação para que não haja desconexão entre o que é abordado de maneira interna e externa.
Ou seja, o colaborador reflete essa comunicação ao cliente, porque entende o porquê a empresa toma determinadas ações e como ele faz parte do todo. Por isso, muitos deles viram embaixadores da marca.
Já vi ao longo da minha carreira empresas que mantinham as áreas totalmente distintas e o resultado na maioria das vezes é catastrófico, não seguindo o discurso da marca e em muitas vezes até a linguagem visual dos materiais de divulgação. Não parece um caminho de muito sucesso. A integração entre estratégias e departamentos é sempre a opção mais garantida.
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