Marketing e Comercial uma relação necessária
Em minha experiência como consultor e dentro das companhias pude ver que há muitas divergências entre esses dois departamentos, mas o trabalho em conjunto ocasiona muitos frutos.
Não é de hoje que o conflito essas duas áreas existe. Se por um lado a equipe de marketing afirma que não entende o que o time de comercial quer, eles por outro lado dizem que não vendem por falta de materiais qualificados de marketing.
Porém, apesar das divergências, sobretudo na mensuração de KPIs de resultados, esta é uma relação que pode trazer benefícios financeiros altos.
Ambos são responsáveis pelo CAC – Custo de Aquisição de Clientes e quanto menor ele for, mais eficiente para a empresa essas equipes serão e há muitas estratégias para colaboração.
A equipe de marketing pode, por meio de estratégias direcionadas alinhadas com a equipe comercial, fazer campanhas de inbound e outbound mais certeiras, melhorando a qualificação de leads e diminuindo o tempo dos vendedores em uma abordagem, diminuindo o tempo no funil de vendas.
Já o comercial por sua vez pode, por meio de seus contatos com o mercado e prospects, fornecer insights para a equipe de marketing possa produzir conteúdos faciais e que realmente gerem conexão com o consumidor.
É uma relação ganha-ganha e que se reflete em aumento de vendas. Vale a pena um esforço para que essas equipes sejam integradas. Afinal, o propósito é o mesmo.
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