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É preciso pensar além do e-mail marketing


Com a LGPD as regras de segurança da informação e abertura de e-mails estão muito mais rígidas dentro das companhias. Por isso, a abertura dos chamados e-mails marketing pode ser prejudicada no futuro e as equipes de marketing devem estar preparadas para se reinventar.


Recentemente fizemos uma campanha de e-mails marketing na qual pedíamos que as pessoas clicassem em um link para responder uma pergunta e, para minha surpresa, recebi muitos e-mails de pessoas perguntando se poderiam responder a pesquisa por e-mail, uma vez que pela política de segurança da informação de suas organizações, elas não estavam autorizadas a clicar em links de e-mails marketing.


Com a imensa quantidade de profissionais trabalhando do dia para a noite em esquema de home office, aumento no volume de cyber ataques e a chegada do período de multas da recente criada LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, muitas equipes de TI estão freando o acesso de profissionais a certos links em e-mails marketing, mesmo que sejam enviados por empresas conhecidas e isso me faz refletir sobre o futuro dos e-mails em massa.


Muitos mecanismos já brecam a quantidade dos disparos em massa, verificando as taxas de abertura e aplicando uma pontuação específica para a qualidade do domínio que envia estes e-mails, o engajamento dos leads e agora penso que é preciso pensar em outras formas de envios de e-mail que não se caracterizem necessariamente em e-mails marketing.


Alguns RPAs de disparo de e-mails em campanhas de outbound fazem esse papel, mas ainda sim correm o risco de ir parar no spam dos e-mails corporativos. Por isso entendo que a comunicação omnichannel é o melhor caminho. Ou seja, disseminar a informação de maneira integrada por vários canais.


Neste sentido, vejo que vale muito a pena a estratégia de disseminação por meio de grupos de Telegram, em alguns casos por Whatsapp corporativo (algumas questões muito estratégias e de suma importância para seus clientes) e uma sólida estratégia de redes sociais para a disseminação de seus conteúdos.


Não significa que estou dizendo que o e-mail marketing vai morrer, mas assim como o rádio algum dia foi o canal mais promissor de disseminação de informação e hoje existe, mas em sua estratégia é preciso levar em consideração outras formas de comunicação.

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