Data Driven tem sido cada vez mais usado nas estratégias de marketing
A competência de conhecimento em Data Driven tem sido decisiva para a escolha dos profissionais de marketing. Mas, o que você precisa saber sobre o tema?
Apesar do nome diferente, data driven na mais é do que a tomada de decisão do marketing baseada em dados e ela tem estado em alta porque com a pandemia e a escassez de recurso das empresas, os investimentos da área precisam ser muito certeiros para gerarem resultados efetivos em vendas e posicionamento de marca.
Muitos empreendedores ao se depararem com tantos números que o marketing digital podem proporcionar acabam desistindo de utilizá-los em suas estratégias por não entenderem sua real importância dentro do contexto de negócios.
Vou te dar um exemplo bem simples. Se você é um empresário que vê aqueles números volumosos no Google Analytics e não entende o porquê de muitos deles não vai reparar muitas vezes que o tempo de carregamento da página do site é uma das métricas mais importantes a serem avaliadas. Afinal, se a página do seu site estiver demorando mais que 3 segundos para ser carregada você pode estar perdendo muito dinheiro em vendas e em anúncios.
A própria Amazon ao diminuir milésimos de segundo no carregamento de suas páginas conseguiu milhões em retorno financeiro.
Ao longo desses meus 10 anos atuando em marketing digital me deparei com muitas empresas relutantes em contratar agências de marketing porque em seus relatórios elas só entregam os números e não o trabalho de fato sobre o que aqueles dados podem ajudar na tomada de decisão sobre um investimento em determinada rede social ou por qual melhoria no site é melhor focar primeiro para conseguir os objetivos da companhia.
Não adianta eu como agência focar nos dados de impressões de página para o cliente se ele necessita focar em conversão de vendas. É necessário entender o momento da empresa, seus objetivos, o contexto econômico ao qual ela está inserida, entender as informações que seus sistemas de captura de informação já trazem para assim alinhar estratégia de atuação, conteúdo e investimento.
Por sua vez os empreendedores ao se depararem com esse tipo de análise estarão mais dispostos a investirem na área porque verão com clareza as possibilidades de retorno. O data driven já está presente a muito tempo e será a chave para o marketing digital do futuro.
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