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Cuidado com os cancelamentos em 2021!


O movimento de cancelamento de marcas e celebridades que começou em 2020 tem tudo para ser uma forte tendência em 2021. Por isso, todo cuidado com a comunicação interna e externa é pouco.


Li que recentemente uma pesquisa feita na plataforma da MindMiners com mil brasileiros constatou que 27% das pessoas afirmou que cancelou uma marca porque não concordou com algum posicionamento dela ou de seus influenciadores. Um número alto e que reflete a preocupação muito maior do consumidor não só com o que as marcas dizem, mas também com o que elas fazem!


Além deste depoimento assumindo o cancelamento, estas pessoas quando questionadas sobre o que é a cultura do cancelamento mencionaram que ela é feita por discordar das ações da empresa, boicote por ela não atender as expectativas ou uma forma de forçar as companhias a tomarem ações.

São inúmeros os exemplos de marcas e famosos cancelados pelos seus posicionamentos diante da pandemia, seja o Madero porque um de seus sócios se mostrou insensível ao lockdown ou até o humorista Murilo Couto, porque hostilizou a live de um ícone da cultura nordestina. O fato é que o politicamente correto, que antes era indicado a se fazer, agora é uma verdadeira realidade e quem não adotar realmente este conceito tende a ter fortes dores no bolso.

Dentre os 5 fatos que li recentemente no texto de Beatriz Guarez, no site Medium.com, os 5 principais tipos de cancelamento listados pelos brasileiros são:


1. Cancelamento por Performance do Produto

41% das pessoas afirma que cancelaria uma marca se tiver problemas com o produto/serviço oferecido.


2. Cancelamento por Fatores Externos

27% das pessoas afirma que cancelou uma empresa por não ter concordado, em algum momento, com o comportamento ou posicionamento de um ou mais influenciadores da marca.


3. Cancelamento por Expectativas

31% das pessoas afirma que cancelaria uma empresa se a marca não corresponder às suas expectativas como consumidor de alguma forma


4. Cancelamento por Ignorar o Status Quo

17% das pessoas afirma que cancelou uma empresa pela marca ter se posicionado contra os valores da família tradicional e/ou da sua religião.


5. Cancelamento por parecer o que não é

37% das pessoas já cancelou uma marca por adotar um posicionamento “falso”, que não é sustentado pelas suas ações em geral.


Enfim, apesar dos muitos motivos para se cancelar uma marca o importante para preservar a imagem e diminuir qualquer possível crise é ter um planejamento de comunicação interna e externa muito claro em que traduza realmente a essência da empresa. Sua organização não pode falar nas mídias sociais uma história que não é realidade para os seus colaboradores. Além do mais, a proximidade e a agilidade na interação com o consumidor são as principais ferramentas para se blindar a possíveis cancelamentos.


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