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Compliance jurídico e as relações com influencers


Estar atento aos impactos jurídicos na relação com os influencers é fundamental para o sucesso de uma estratégia dessa de marketing digital. E, muitas empresas ainda não estão prestando atenção para esta questão.


Já mencionei em outros artigos que o influencer é uma extensão da marca, então o cuidado com a postura e ideologias dele é associado a marca. Vamos supor, se um influencer falar mal de nordestinos, uma marca associada a ele também terá sua imagem arranhada com esse público.


Por isso, a avaliação de risco tem de ser minuciosa por parte da marca ao procurar um rosto que defenda seu slogan e isso envolve não somente a equipe de marketing, como também a equipe jurídica que faz a análise de risco jurídica e econômica de possíveis prejuízos causados por essa parceria.


Marcas podem responder judicialmente por algumas ações de pessoas relacionadas a ela e o plano jurídico de associação deve levar em conta uma análise de risco e um plano de contingência caso haja ações equivocadas por parte do influencer que não correspondem aos valores da organização que o contratou.


É uma estratégia que tende a ter uma continuidade de representatividade na cabeça do consumidor e é uma ótima ação de posicionamento de branding, mas ela não pode ser feita de maneira imediatista e sem um planejamento prévio.

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