Como administrar uma crise de comunicação como a do CR7 com a Coca-Cola?
Um simples gesto de um ídolo mundial do futebol causou um alvoroço no mercado publicitário recentemente. Mas, como sua empresa administraria uma crise dessa proporção se sua marca fosse a Coca-Cola?
Como vocês sabem, o ato singelo de Cristiano Ronaldo de afastar duas garrafas de Coca-Cola e indicar que queria agua durante uma coletiva de imprensa na Eurocopa, cuja a marca de refrigerantes é patrocinadora, rendeu perdas milionárias para a companhia que desmentiu o fato e atribuiu a perda de suas ações naquele dia foi decorrente da instabilidade geral do mercado.
De todo modo, um influenciador com a capacidade de alcance do CR7, que tem mais de 4 milhões de seguidores no Instagram e iniciou um processo seguido por outros jogadores durante o torneio de “rejeitar” um dos produtos mais vendidos no mundo, exige da Coca um esforço de marketing muito estratégico para minimizar os impactos deste ato iniciado pelo Cristiano e que pode ganhar força a longo prazo.
Uma das estratégias da companhia foi desvincular as perdas financeiras ao ato e não dar Ibope para a história, para que o assunto não se prolongue por muito tempo. Ação esta que já foi feita muitas outras vezes ao longo da vida deste refrigerante que nunca teve sua composição completa revelada e foi foco de suas concorrentes. Quem não lembra da famosa campanha “Coca-Cola é isso aí” feita em resposta ao questionamento do mercado se a composição do refrigerante era feita com ingredientes saudáveis.
Ao longo dos anos, a Coca foi muito inteligente em utilizar o marketing para se defender e se expandir e, por pensar a frente de seu tempo, se mantém até hoje como uma das bebidas mais consumidas do mercado.
Por pensar adiante, há anos vemos a marca investir em outras bebidas mais saudáveis por entender essa transição da população mundial para um estilo de vida mais saudável. Eles também fizeram derivações de sua bebida principal, como o lançamento da coca-zero, entre outras derivações.
O importante para se refletir em cima de toda esta história é que o marketing é um aliado para estes momentos de crise inesperada de imagem, buscando estratégias para se manter preservadas e se você tem um trabalho estruturado com o seu consumidor, ele mesmo vai defender a sua marca neste momento, é o caso de muitas pessoas que se pronunciaram na rede defendendo a bebida e criticando a atitude do jogador.
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