Bard a nova investida do Google
Será que a nova inteligência artificial anunciada recentemente pelo Google vai ser a salvação da companhia mediante sua concorrência?
O Bard é a nova investida do Google na área de inteligência artificial, que tem como objetivo concorrer com outros modelos de chatbot já estabelecidos no mercado, como o ChatGPT. O nome "Bard" é uma referência aos bardos da antiguidade, que eram contadores de histórias e transmitiam conhecimento de geração em geração.
Ele é baseado em uma rede neural treinada com milhões de exemplos de conversas humanas, o que o permite responder de maneira fluente e natural a uma ampla gama de perguntas. Além disso, o Google afirma que o modelo foi desenvolvido com uma forte ênfase na privacidade e segurança dos dados dos usuários.
Embora o Bard tenha recebido muito interesse no lançamento, a resposta imprecisa de um de seus chatbots durante uma demonstração ao vivo causou uma queda de 8% nas ações da Alphabet, controladora da companhia. A falha gerou dúvidas sobre a eficácia e maturidade da tecnologia, mas o Google afirma estar trabalhando para corrigir o problema e garantir que o Bard atenda às expectativas dos usuários.
A concorrência entre o Bard e o ChatGPT será interessante de acompanhar nos próximos meses. E, embora ambos sejam modelos de inteligência artificial avançados, o ChatGPT tem uma vasta base de dados e já é amplamente utilizado em várias aplicações, o que pode dar a ele uma vantagem inicial sobre seu rival.
No entanto, temos que lembrar que o Google tem uma longa história de sucesso na inovação e liderança em tecnologia, e não seria surpresa se o Bard superasse as expectativas e se tornasse uma forte concorrente no mercado de chatbots.
Só o tempo dirá qual modelo sairá vitorioso, mas certamente será emocionante ver como a disputa se desenrola.
Além do mais, não podemos esquecer que o Tiktok ainda desafia o Google na área de buscas. São muitos desafios para a gigante da tecnologia se manter de pé.
Comments