As tendências do marketing para 2022 segundo a Deloitte
Eu já fiz conteúdos sobre as diretrizes do marketing para este ano no Brasil e a pesquisa da Deloitte, Global Marketing Trends 2022 veio para comprovar algumas das questões que levantei como cruciais e que as empresas devem estar atentas para pensarem a divulgação de suas marcas.
Uma das principais tendências abordadas no estudo eu já venho falando tem alguns meses, o propósito. De acordo com o estudo este será um verdadeiro farol para o crescimento. Apesar de o levantamento apontar que qualidade e preço ainda são os fatores principais quando o consumidor está considerando uma compra, alguns aspectos fizeram os especialistas verificarem como o propósito vem ganhando espaço.
Entre os jovens até 25 anos, 24% disseram que a sustentabilidade como é um dos principais critérios de compra em Beleza e cuidados pessoais; 32% citam privacidade como fator principal para Produtos e serviços bancários e 76% afirmam ser mais leais a marcas comprometidas em corrigir desigualdades sociais. Tudo isso é propósito e deve ser levado em consideração por uma marca em seu planejamento estratégico.
Inclusão também é a palavra do momento!
O estudo da Deloitte ainda fala que os brasileiros com mais 26 anos estão muito mais propensos a considerar propagandas que são inclusivas. Do público total, 76% responderam que são mais propensos a comprar de marcas que se comprometem a abordar questões sociais e desigualdades, o que gera maior fidelização.
Além destes tópicos principais, a análise ainda mostra que as empresas precisam estar atentas para elevar a experiência do consumidor de uma maneira híbrida (para gerar uma melhor experiência e entregar ofertas inovadoras) e pensar em estratégias mais voltadas para atingir o consumidor em um mundo cada vez mais sem cookies, focando em first-party data (61% dos profissionais disseram já estão migrando para estratégias provenientes de dados próprios de uma empresa, de pessoas que tiveram algum contato com a sua marca).
Mesmo que o estudo tenha muita coisa que os profissionais da área já veem explorando nos últimos anos, esta é uma comprovação que de as marcas não devem apenas seguir meras tendências de comunicação e implantarem seu propósito de maneira real para fidelizar seus consumidores que se mostram cada vez mais exigentes.
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