As necessárias mudanças do Facebook
O Facebook planeja a mudança de seu nome e, com a falta de público jovem na rede, é possível ver o quão necessário é esse reposicionamento para a marca.
De acordo com publicação do Tudo Celular, um relatório interno do Facebook revelado recentemente, mostra que a popularidade da rede social entre os adolescentes está em queda.
Descobriu-se pelo estudo que o tempo gasto pelos jovens norte-americanos no Facebook diminuiu 16% em relação ao ano passado. Outro detalhe é que o número de novos adolescentes inscritos também reduziu. Antes, habitantes dos EUA criavam uma conta na rede com idades, em média, entre 19 e 20 anos, agora os dados mais recentes apontam que a idade média de criação de uma conta na rede é de 24 e 25 anos.
Estes fatores geram um alerta para Mark Zuckerberg que teve sua marca totalmente baseada no público jovem e inovação no mercado digital. Por isso, a importância dessa mudança de nome para reforçar esse posicionamento na cabeça de seus usuários e futuros usuários.
Outro detalhe é que o Facebook enfrenta um desgaste depois de ter uma série de documentos vazados sobre sua negligência na moderação de conteúdo — que rendeu até depoimentos da organização no Senado dos EUA e uma forte pressão sobre a atuação da companhia, o que impactou ainda mais na escolha do reposicionamento.
A reformulação da marca, segundo matéria divulgada no portal Publicitários Criativos, provavelmente posicionaria o aplicativo Facebook como um dos muitos produtos de uma empresa que supervisiona grupos como Instagram, WhatsApp, entre outros. Isso porque, agora Zuckerberg não esconde de ninguém que pretende que sai companhia deixe de ser conhecida como uma empresa de redes sociais e passe a ser uma empresa “metaversa”.
Mas, você sabe o que significa esse conceito de empresa metaversa?
Metaverso é um termo que se refere a ambientes de mundo virtual compartilhados, espaços digitais que se tornam mais realistas com o uso de realidade virtual (RV) ou realidade aumentada (RA) e de acordo com visionários essa é a nova revolução da internet.
Vi uma matéria recente no Portal Terra que fala sobre esse universo e o quanto ele já encantou o criador do Facebook. Segundo o conteúdo, Zuckerberg já teria investido 50 milhões de dólares em estudos sobre metaverso, por acreditar em seu potencial e ele não está sozinho.
Empresas como Microsoft e Google também estão investindo em estudos para este mercado. De acordo com os estudiosos da internet, a ideia do metaverso é criar novos espaços online nos quais as interações das pessoas possam ser mais multidimensionais, onde os usuários podem mergulhar no conteúdo digital em vez de simplesmente visualizá-lo e este segmento foi muito pensado a partir da COVID-10, que obrigou a acelerar os processos globais de inovação digital. Vamos aguardar os próximos anúncios da marca. O importante do Facebook é entender claramente o momento de se reposicionar no mercado. Isso é o que grandes marcas fazem.
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