As estratégias de marketing para o mercado B2B
De acordo com dados da pesquisa O Status do Marketing B2B – edição 2022, os especialistas de marketing vão apostar muito em Inteligência Artificial e análise de dados no próximo ano para alavancar as vendas.
O marketing B2B com a crise de COVID-19 teve de se reinventar, porque sempre foi muito baseado em uma estratégia olho no olho por meio de eventos e participações em feiras.
Pelo ticket médio ser mais alto que na demanda B2C, este tipo de marketing precisa necessariamente gerar uma maior confiança em seu cliente e isso ser feito de maneira totalmente digital sempre foi um tabu.
Esta pesquisa ao revelar que 75,4% dos profissionais à frente da área de Marketing das empresas B2B apostam no uso de dados e na integração de Inteligência Artificial e o uso de chatbots em suas estratégias revelam que a economia digital pode se aplicar muito bem para trazer segurança a este consumidor e estimular as vendas. Se antes a estratégia digital era vista como suporte para uma estratégia de marketing física neste segmento, agora ela faz parte de uma estratégia maior de desenvolvimento de marketing e vendas.
Hoje empresas B2B contam com diversas ferramentas que antes eram muito usadas no ecommerce, mas se bem trabalhadas também podem se aplicar ao segmento de vendas para empresas. É possível em sua estratégia adotar ações de inbound, outbound e com a ajuda do AI e chatbots fazer parte de um ecossistema integrado de comunicação que dá total suporte a área de vendas para trabalhar um marketing personalizado as necessidades de cada cliente, mesmo à distância.
É inegável que o marketing digital, antes visto como custo por várias destas organizações agora é definido como prioridade para o desenvolvimento do negócio. Prova disso é que a pesquisa relevou ainda que essas novas estratégias digitais foram responsáveis pelo aumento no número de empresas que contam com algum nível de terceirização das suas áreas de Marketing. Em 2021, ao menos 73% das empresas declararam contar com fornecedores para apoiar a operação e em 2019 esse número era de 48,4% apenas.
Outro fator importante é que além de mais fornecedores, o marketing de empresas com foco B2B conta com mais pessoas em seus departamentos. Se antes o volume de empresas com duas pessoas no departamento de marketing era de 11,8% hoje o percentual já é de 20,6%. E, o número de empresas com apenas 1 funcionário dedicada a atividade de marketing caiu para 14,2%.
Este segmento ainda tem muitas novidades em relação ao marketing digital para agregar valor aos negócios, mas a mudança de paradigma dessas empresas já ocorreu. Elas entenderam que o marketing digital não é apenas uma vitrine para o mundo físico, ela é uma estratégia concreta para a geração de leads e vendas.
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