As dificuldades do marketing e suas métricas
Estamos tão perdidos em nos tornarmos cada vez mais eficientes e com mais métricas para mostrarmos o resultado do trabalho feito, que em muitos momentos, os profissionais de marketing se perdem em números bonitos que não revertem em vendas e nem na realidade esperada.
Quando conversamos com muitos gerentes de marketing em nossas consultorias eles nos pedem maior volume de visualizações, melhora dos fluxos de inboud e maior volume de curtidas. Porém, quando questionados o por que eles desejam estas metas, muitos não sabem dizer e é aí que percebemos que as métricas atualmente estão ultrapassando a estratégia.
Quero dizer com isso que as métricas não são importantes? Claro que não. As métricas são fundamentais para o alinhamento da estratégia, verificação de resultados e novas definições. Mas, o primeiro passo não são as avaliações de todos os números que o Google Analytics fornece e sim a definição de uma estratégia clara de atuação para o seu marketing.
Qual é o seu principal objetivo para um determinado período de tempo? Reposicionar sua marca? Aumentar o volume de conversões/vendas? Qual é o perfil de público que sua empresa precisa atingir? Como essas pessoas estão posicionadas no meio digital? Quais canais de comunicação elas acessam?
Estas são várias das perguntas que devem ser feitas antes de pegar todas as métricas disponíveis, juntar todas em um ppt e mostrar para os executivos da empresa para comprovar o trabalho da área e viver de modismo, sem resultados efetivos.
O planejamento de marketing de uma empresa deve estar diretamente ligado ao planejamento como um todo da organização (ser uma parte dele). De nada adianta ter mil curtidas em um post do tiktok da sua empresa se ele não for direcionado para o seu perfil de público e nem aumentar suas vendas (se esse for o seu objetivo principal).
É por esse motivo que em minha consultoria não trabalho com ações isoladas, como pacote de posts, com apenas temas sugeridos pelo cliente. Seus canais de comunicação não são meras vitrines digitais, é preciso gerar conteúdo, engajamento, fidelização e conversão para que a relação entre a sua marca e seu cliente seja sólida, ampla e duradoura.
É preciso sim entender sobre todas as métricas que estão disponíveis para a melhoria das análises do trabalho de marketing. Mas, é preciso ir além e entender a fundo o que está por trás dos números, interpretá-los corretamente é muito mais valioso do que apenas exibi-los sem propósito.
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