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Ações conjuntas dão destaque às marcas


As marcas esportivas sempre associaram suas imagens a times de futebol e esta relação de divulgação conjunta sempre foi benéfica. Porém, agora percebemos que outros segmentos também entraram nessa divulgação em parceria. E o mais interessante, é que muitas dessas parcerias são de setores distintos.


O Mania de Churrasco! PRIME STEAK & BURGER, do setor de alimentos anunciou recentemente uma parceria especial com a HEINEKEN no Brasil (do setor de bebidas) para promover cerveja em dobro, o chamado "Happy Heineken". Sendo serviços complementares, esta ação tem grandes chances de estimular a venda de produtos da sua marca.


Mas, mesmo em produtos de empresas que não são complementares e/ou do mesmo segmento, também estamos verificando junções que tendem a ser promissoras, sobretudo em época de COVID-19. Na última semana a plataforma Rappi anunciou parceria para a venda e entrega de brinquedos da Disney! Imagine só poder comprar brinquedos das franquias Disney, Marvel, Star Wars e Pixar pelo aplicativo em mais de 100 cidades brasileiras. Além destas, tem a Sony que em julho acertou uma parceria com a Zara para a criação de um calçado infantil inspirado no primeiro PlayStation, da década de 1990.


Esta estratégia é muito inteligente. Isto porque no dia das crianças, em outubro, a situação ainda não estará normalizada e a plataforma tem uma oportunidade de vender brinquedos em uma data temática no varejo além de aproveitar para tornar o app cada vez mais completo.


Analisando estes exemplos, podemos ver que as divulgações em conjunto feitas pelas marcas vieram para ficar e trazem dentre as várias vantagens, estas principais:

Fortalece a representatividade das marcas, afinal elas chancelam a qualidade uma da outra ao se alinharem;
Cria empatia com os públicos de ambas, pois se este público consome produtos de uma marca apenas, passa a olhar e perceber as vantagens da marca parceira;
Ressalta que há valores compartilhados entre elas, o que expõe a responsabilidade social de cada uma. A Disney preza como um de seus valores principais o respeito e, ao aliar a sua marca ao Rappi, chancela que a plataforma também tem este valor com o seu público.

Acreditamos que estas junções de brandings são muito vantajosas e, dependendo do momento e da estratégia elas podem ser feitas até com quem menos se espera, o concorrente. No início de agosto, acompanhamos a coalizão, formada pelas companhias Ambev, Aurora Alimentos, BRF, Coca-Cola, Grupo Heineken, Mondelez, Nestlé e Pepsico em campanha para estimular os consumidores a se unirem ao “Movimento Nós” e incentivarem o pequeno comerciante de seus bairros. Se bem estruturado, a junção de branding pode trazer grandes resultados!

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