A sacada bem-humorada do Burger King de regionalizar a marca
Não é de hoje que a rede de fast-food Burger King trabalha de maneira muito bem-humorada para regionalizar suas campanhas de marketing ao contexto dos desafios do Brasil, sem tomar diretamente partido sobre alguma questão.
Desde as eleições de 2018, eles adotaram essa comunicação atenta aos desafios do país, com a questão sobre os perigos do voto em branco. E, nos últimos meses intensificou esse perfil com duas campanhas, uma sobre o lançamento da nota de 200 reais e o último comercial veiculado sobre pessoas reais que têm o mesmo nome do Ministro da Economia do Brasil, Paulo Guedes.
Durante o vídeo, a rede selecionou vários brasileiros com o nome Paulo Guedes para falar que, apesar de não entenderem de economia, econômico mesmo é comer o lanche de 10 reais ofertado pela marca. É uma sacada bem-humorada e que trata de problemas reais da sociedade brasileira. Afinal, recentemente o ministro está em pauta por defender a não retomada do auxílio emergencial para preservar a segurança econômica do país.
Regionalizar a marca é uma estratégia muito boa e se for trabalhada de maneira correta, gera muitos resultados, uma vez que o consumidor entende que ela está inserida em sua realidade e se sente mais próxima dela. Ele entende ainda que a marca vai trabalhar pelo seu contexto atual, como é o caso de o preço do lanche ser reduzido. Essa é a real mensagem da marca, que ela entende o momento econômico do país e por isso a oferta promocional de lanche.
Temos vários exemplos além de regionalização das marcas e que acontece há anos. Como é o caso curioso do Festival de Parintins. No qual, várias empresas trocam a cor de suas marcas e desenvolvem embalagens de produtos nas cores vermelho e azul, para melhor se relacionarem com os fãs dos bois Garantido e Caprichoso. Até a Coca-Cola tem uma lata azul, em comemoração especial ao Festival. É o único lugar no mundo em que a marca muda a cor de sua embalagem.
O importante é garantir a conexão com o consumidor e a regionalização das marcas traz essa proximidade e interação com o público. Vale a pena refletir o impacto de uma regionalização para sua marca, caso algum mercado regional seja estratégico para sua empresa.
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