A responsabilidade das empresas nas redes sociais
Recentemente eu assisti o famoso e polêmico filme que está disponível na Netflix, “O dilema das Redes” e, como profissional de marketing comecei a me questionar sobre vários aspectos, sobretudo sobre a nossa responsabilidade como criadores de conteúdo para atração nas redes diante desse novo mundo hiperconectado.
Desculpem o spoiler, mas é possível notar que os mecanismos produzidos pelas redes sociais para potencializar as vendas e transformar o nosso modo de comunicação também tem tido seus efeitos negativos sobre a saúde das pessoas. Quando estudamos sobre os potenciais dos mecanismos de busca ficamos maravilhados da tecnologia por trás de tudo isso já entregar o que você quer ver, no momento mais propício para sua compra. Porém, isso nos faz refletir o nosso poder e com ele as nossas responsabilidades diante de tudo isso.
Tudo é projetado para que a pessoa passe cada vez mais tempo no celular, impactando sua vida, a vida dos demais de seu convívio e a própria sociedade. Ao assistir o Dilema das Redes percebi que a importância das marcas nas redes é muito maior do que elas conseguem relacionar no primeiro momento, afeta comportamentos e estilos de vida, por isso o propósito em momentos como o atual são ainda mais importantes.
Ter um propósito de marca e construir conteúdos para informar o consumidor, trazer um valor real para aquele consumo de informação é fundamental. Não basta apenas compartilhar conteúdos para cada vez mais prender as pessoas a passarem mais tempo no seu site, é necessário que as marcas compreendam a sua real influência sobre as pessoas e passem por meio de seus conteúdos a melhorar a vida delas, trazer valor.
O mundo é cada vez mais digital e não temos como mudar isso, mas não somos máquinas, temos que ter em mente que estes consumidores estão mais exigentes, sobretudo com a forma que gastam seu tempo. Por isso, trabalhar pelo bem da sociedade é tão necessário e, porque não dizer, lucrativo. Afinal, uma empresa precisa de lucros para sobreviver, mas ao planejar propósitos e investir em ações que promovam o seu bem e o de seus consumidores este crescimento é mais sólido e sustentável.
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