A necessidade do posicionamento ESG para a sobrevivência das marcas
Já foi dito em nossos outros artigos que o propósito e a contribuição da empresa para a sociedade é o que fará a diferença na hora do consumidor escolher a marca que quer se aliar. Por isso, o conceito ESG tem se tornado cada vez mais importante como pauta nas organizações.
A sigla ESG, que significa “Environmental, social and corporate governance” trata de três princípios básicos que toda empresa deve adotar para ser considerada realmente sustentável pelo mercado e por seus consumidores, a Governança Ambiental, Social e Corporativa.
O ESG é muito mais do que se dizer amigável e seguir a “modinha” do mercado, é realmente provar por meio de ações concretas que está preocupado em seu impacto como empresa na preservação do meio ambiente, é ter equidade de gênero em sua liderança e projetos de inclusão e desenvolvimento de profissionais e ter um processo muito transparente de governança corporativa. É provar que a sua existência como marca faz a diferença no mundo de fato.
Marcas que não se atentarem agora para a implantação deste conceito e enraizar a cultura ESG em toda a sua organização tendem a perder espaço no mercado e até em um futuro não muito distante deixarem até de existir. Isto porque hoje, investidores da B3 já começam a exigir análises do conceito ESG das empresas de capital aberto para fazerem seus investimentos.
Não adianta mais ficar alheio as questões que impactam a nossa sociedade. O consumidor não aceita mais. A empresa que só pensa em gerar desenvolvimento para si não se encaixa no “Novo Normal”!
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