A mudança nas buscas dos consumidores durante a Black Friday
A Black Friday foi na última sexta-feira e uma pesquisa inicial do Buscapé mostrou que, nas primeiras seis horas da sexta-feira, houve uma mudança no perfil de buscas dos brasileiros tendo itens menos tradicionais na mira dos usuários.
Mas, não foi somente neste aspecto que está data foi diferente. As vendas também tiveram um resultado abaixo do esperado.
De acordo com um monitoramento de 2.800 grandes varejistas e marketplaces por meio da Linx Digital, o faturamento na Black Friday teve queda de 14% no comércio eletrônico quando comparado com o ano passado no período entre a sexta-feira, 25, e o domingo, 27 de novembro.
Já a pesquisa da NielsenIQ|Ebit, em parceria com a Bexs Pay também identificou a queda, indicando que o faturamento bruto da sexta-feira, 25, diminuiu em 23% em relação a 2021.
Apesar das expectativas em relação a Copa do Mundo deixarem os especialistas ansiosos por um consumo maior do que no ano anterior isso não se concretizou. Por quê?
Teria o consumidor não dado tanta atenção aos jogos que ignorou esta data de grande valia para o varejo ou a crise econômica, a insegurança em relação às expectativas para o próximo ano e o endividamento que compromete o 13° dos brasileiros seria o problema? Vou te falar que acredito na segunda opção.
Com juros alto e períodos de incerteza o consumo tende a reduzir, até mesmo para conter a inflação. E, mesmo com a injeção do auxílio Brasil, os consumidores estão mais atentos à esta questão do que em relação a 2021 tanto que seu próprio perfil de compra mudou.
Como disse no início deste artigo a pesquisa do Buscapé feita durante as primeiras horas da Black Friday revelou que apesar dos itens mais pesquisados ainda serem os eletrônicos, houve uma queda considerada em relação a 2021. A brusca por celulares, por exemplo, foi 45% menor. Tá na hora de o varejo rever suas estratégias ou não terá o volume de vendas esperado no Natal.
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