A importância do storytelling para a construção de um bom vídeo
Sabemos que uma imagem vale mais que mil palavras e, neste momento de pandemia, o vídeo tem aproximado mais as empresas de seus clientes.
Mas, para produzirmos um vídeo que impacte o consumidor, um conteúdo adequado é fundamental e uma das táticas das empresas é optar pelo Storytelling. Afinal, para que o cliente memorize melhor uma mensagem da sua organização, uma história bem contada é um bom caminho.
Pessoas usam como tática comum de memorização defendida por especialistas a conversão do que se quer gravar no cérebro de maneira unificada por uma história e esta é uma grande possibilidade para as marcas se conectarem com o seu público, unindo a neurociência com o storytelling.
O novo chamado “neurostorytelling” reúne contexto na criação de uma história que gere identificação e familiaridade no seu público e isso é feito com um desing eficaz baseado em um conteúdo relevante ao seu consumidor.
O especialista em marketing de conteúdo Rafael Rez disse em uma de suas palestras que como o cérebro aprende com narrativas, as histórias são a zona de conforto do nosso cérebro, por isso, devemos ao longo do roteiro de nossas histórias de vídeo criar:
Emoções afetivas;
Contexto com a realidade do cliente;
Seguir uma sequência que qualquer boa história (com começo que gere empatia no seu público, um conflito, um momento de despertar para o novo e o clímax que uma solução traz com uma conclusão que traz uma mensagem reflexiva para quem está vendo sua história).
É simples de entender, mas muito complexo de se aplicar corretamente, porque para que tudo isso funcione você tem de estar conectado com o seu cliente, conhecer seu perfil, sua realidade e seus desafios. Ele vem em primeiro lugar.
Para quem quiser saber mais sobre o tema, deixo uma dica muito boa, a Pixar (estúdio campeão em construir histórias que emocionam as pessoas) têm um curso gratuito muito bom para explicar os conceitos do storytelling.
Clique aqui e para ver as aulas.
Comments