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A importância da cadeia de valor do marketing


Se engana quem acha que o marketing é apenas uma ferramenta para vender mais e provavelmente a primeira a ser cortada em um momento de crise da organização. Grandes companhias no mundo inteiro já passam a perceber que o poder da cadeia de valor do marketing vai muito além dele, permeando por várias áreas da organização e voltando a ser cada vez mais estratégico para a saúde dos negócios.


A princípio, o marketing nasceu originalmente como fomentador de negócios. Mas, ao longo de sua história a obsessão de certos gestores da área por likes de redes sociais distanciou o marketing de seu propósito.


A partir de então muitas empresas entendiam o marketing como um mero fator de boutique, sendo muito comum em crises econômicas dentro das organizações, ser a primeira área a receber corte de gastos.


Com a pandemia de Covid-19 esta percepção se modificou bem e os líderes das organizações passaram a perceber que a cadeia de valor do marketing vai muito além dele em si.


Foi preciso uma readequação completa sobre a forma de fazer as coisas na organização, de apresentar os produtos ao mercado e sobretudo de sobreviver em meio ao desconhecido. E, foi nessa hora que o marketing passou a demonstrar seu real valor, tanto para criar estratégias para a divulgação dos novos processos internos e ajudar no processo de aderência a eles, como para se reapresentar ao mercado digital e assim fomentar vendas.


Quem está no marketing há muitos anos como eu vai entender que o departamento de marketing em si sempre andou muito sozinho na companhia, recebendo resistência dos setores financeiros (pelos investimentos despendidos muitas vezes sem retorno ágil) como também da equipe comercial que justificava que o setor não contribuía para a geração de vendas de maneira efetiva.


Hoje o que eu percebo, sobretudo nos trabalhos de consultoria de comunicação é que há um movimento além dos egos e, essas áreas que antes conflitaram tanto, hoje se aproximam e trabalham para um bem comum, a geração de negócios de fato (o que eu disse no início, a essência do marketing).


Com esse novo posicionamento, a área de marketing vem ganhando espaço nas estratégias das organizações que hoje entendem a importância da área e permitem seu desempenho em uma cadeia mais ampla, seja atuando junto a TI para o desenvolvimento de melhor experiência do usuário para produtos, na área de atendimento ao cliente por entender o comportamento humano, na comunicação interna com os profissionais e até mesmo na decisão de investimentos da companhia a longo prazo junto a controladoria.


Foi-se o tempo que departamentos disputavam entre si para dizer que são mais importantes para a empresa que outros, o papel de integração na cadeia de valor vai muito além de uma área e envolve o marketing, seja ele feito pelo departamento de marketing ou não.

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