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A famosa propaganda que nem diz o nome da empresa


No fim de ano, acompanhamos propagandas emocionantes de diversas empresas que esqueceram literalmente seus produtos e serviços de lado para expor um senso comum de benefício a algo maior do que seus negócios e focarem nos propósitos de toda a sociedade.


Foi o caso do Bradesco, com a incrível propaganda de fim de ano, falando sobre os reflexos causados pela COVID-19 e como devemos ter esperança para voltar a brilhar em 2021 e da Vivo, fazendo uma reflexão que em 2020 vimos o mundo por meio das telas, mas no próximo ano as telas que veriam nós vivermos neste mundo. Porém, de tudo isso o que mais me chamou a atenção foi a propaganda do Itaú, que nem sequer seu logo e seu nome usou.


A proposta do vídeo é muito simples, uma atriz famosa por narrar comerciais da marca todos os anos olha para o mar, com uma roupa branca um xale laranja e narra um texto falando que não vai repetir tudo que aconteceu no último ano, diz que apenas quer que as pessoas tenham esperança em 2021 e ao invés de terminar o texto com o logo, coloca apenas a frase: “Acredite em 2021”. Lindo, curto, profundo e sem demonstrar diretamente sua marca, todos sabemos que é a propaganda do Itaú. Isto porque o banco já trabalha seu estilo próprio de narrativa com o cliente e ele não precisa dizer quem é para que o reconheçamos.


Quem gosta de propagandas como eu, que analiso a fotografia, a perfeição gráfica e o discurso (até para procurar referências para a atualização do meu trabalho) sabe reconhecer uma propaganda do Itaú logo no início. A sutileza das cores, a música de fundo e o formato de condução do storytelling são tão particulares que fazem com que esta marca se mantenha nos rankings de maiores e mais lembradas marcas brasileiras por tantos anos.


Quando fazemos a construção de uma nova marca, muitos acreditam que é apenas a concepção de um novo logo e a produção de posts bonitos para as redes sociais. Mas, é muito mais que isso! O Itaú com suas cores, formas, narrativa e campanhas expõe seus valores e conceitos em tudo que faz. Você não vê o banco falando sobre seus atrativos bancários, afinal algumas taxas são até maiores do que a de outros bancos, porém ele explora como ele pode ajudar você e estar do seu lado em todos os momentos. E, por mais que você seja um profissional da área como eu, estes conceitos ainda farão você pensar nele quando for precisar de um banco.


Uma marca é mais que atualizações de logos e designers bonitos, ela é uma essência, um legado e um projeto para a construção de uma marca deve envolver estudo com sua história, propósito e continuidade. Os serviços mudam, mas a marca deve ser única!

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