top of page

A aposta da Havaianas de fazer publicidade no mercado de games


Recentemente, a Havaianas criou uma ilha dentro do jogo Fortnite para apresentar sua nova linha de produtos e, de acordo com a CMO da marca, essa estratégia traduz a essência do que é a Havaianas.


Os números do Fortinite impressionam e não é à toa que estejam na lista de estratégia de divulgação de algumas marcas. Somente em 2019, o jogo (focado na sobrevivência de um membro ou equipe) que pode ser baixado gratuitamente em diversas plataformas (PC, Xbox, PS4, IOS e Android) foi um dos mais baixados.


Naquele ano, com o evento final da 10ª temporada, que acumulou mais de 40 milhões de visualizações simultâneas nas redes sociais, o jogo fechou o ano com quase US$ 2 bilhões em receita (cerca de R$ 8 bilhões), se tornando o jogo gratuito mais lucrativo de 2019.


Durante a pandemia, devido ao isolamento social, o Fortinite teve ainda mais força. De acordo com dados apresentados pela Safe Betting Sites US, ‘Fortnite’ foi o jogo mais transmitido na Twitch em março de 2021, com um total de 6,99 milhões de horas transmitidas durante todo o mês e 669.749 streamers.


Por motivos tão impressionantes a Havaianas se empenhou não somente em fazer uma propaganda qualquer dentro do jogo, mas despendeu tempo e esforços para criar uma ilha em formato de chinelo para apresentar sua nova coleção aos usuários.


A “Ilha Havaianas” é dividida em três partes. Sendo que, cada parte corresponde aos países de lançamento dos novos modelos das sandálias e nela os jogadores dispõem de muitos itens para que a pessoa se esconder, para ser mais divertido e mais bonito, de acordo com informações do criador de conteúdo criativo desta ação, Alan Shinohara.


Pensando nesta ação, podemos pensar como um jogo em que o jogador tem que garantir a sobrevivência se encaixa em algo tão leve como a Havaianas? E a resposta de acordo com a CMO da marca é que houve todo um cuidado para levar em consideração a melhor forma de adequar o propósito, mas dentro da proposta do jogo.


Além desta ação, a Havaianas anunciou três modelos, cada um com um ícone do Fortnite e fez o “Havaianas Fortnite Day”, um dia especial onde a marca deu descontos especiais para quem jogasse no novo mapa e postasse nas redes sociais.


Ao meu ver foi muito positiva essa ação da marca e que abre espaço para que outras empresas estejam abertas a investir no crescente mercado de games que só tende a ser implantado na realidade do brasileiro nos próximos anos.

Vemos isso não somente na área publicitária, mas também na área educacional de crianças e educação profissional. O mercado de games há muitos anos já deixou de ser uma simples brincadeira de criança.

Comments


bottom of page